Cidadania e Justiça na Escola aborda direitos dos idosos

Publicado em 21/08/2017, às 22h55

Redação

“Viver é preciso, envelhecer é precioso: Conhecendo o Estatuto do Idoso” foi o tema discutido, na manhã desta segunda (21), com cerca de 250 alunos das Escolas Municipais Antídio Vieira e João Sampaio. O encontro ocorreu na Escola Superior de Magistratura (Esmal) e faz parte das ações do Programa Cidadania e Justiça na Escola.

LEIA TAMBÉM

A palestra, ministrada pelo coordenador do Programa Cidadania e Justiça na Escola, Anderson Passos, foi lecionada com base na Lei 8.842/1994, que trata da Política Nacional do Idoso. “Cuidar dos idosos é uma responsabilidade de todos, estado e cidadãos, primeiro porque um dia seremos idosos e depois porque eles merecem todo o respeito e atenção por seus anos de dedicação e sua trajetória de vida”, destacou Passos.

“Não se faz cidadania sem a tomada de consciência e alguns dos alunos que estão aqui hoje já estão fazendo uma trabalho com idosos no Lar São Vicente de Paula. Isso estimula a troca de experiências e de afeto entre eles, resgatando o idoso ao convívio social e conscientizando o jovem da importância de cuidar e proteger àqueles que um dia nos cuidou e nos protegeu”, esclareceu Luzia Rodrigues, professora da Rede Municipal de Ensino e responsável pelo projeto.

O aluno da Escola Municipal João Sampaio, Fernando Silva, relatou o que aprendeu na palestra. “Aprendi que os idosos têm seus direitos e que é importante preservar esses direitos, pois um dia também seremos idosos”, disse.

Programa Cidadania e Justiça na Escola

Fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Esmal, o Programa Cidadania e Justiça na Escola tem como objetivo conscientizar professores, técnicos das escolas, alunos, pais e responsáveis sobre seus direitos e deveres básicos, bem como aproximar o poder judiciário da vida do cidadão. Em 2017, a Mediação de Conflitos para uma Cultura de Paz é a principal temática abordada no Programa.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Motorista morre preso às ferragens em acidente entre carro e caminhão, na BR-424, em Marechal Deodoro INSS realiza mutirão de atendimentos neste fim de semana em Alagoas Secretaria de Saúde afasta dez servidores após operação da Polícia Federal Homem morre carbonizado em incêndio na casa da ex em Alagoas