Cidade alagoana apresenta terceiro melhor índice de segurança do Brasil

Publicado em 08/07/2017, às 16h43

Redação

São Miguel dos Campos, a 58 km de Maceió, é o terceiro município brasileiro com o melhor índice de segurança do país. É o que aponta o ranking Connected Smart Cities da Urban Systems, divulgado neste sábado (8) pelo site da revista Exame, de circulação nacional. 

LEIA TAMBÉM

A queda na taxa de homicídios em São Miguel dos Campos foi um dos seis fatores que levaram o município a figurar na terceira posição, atrás apenas de Vinhedo (SP) e Ipojuca (PE). São Miguel dos Campos avançou 16 posições no ranking em relação ao ano passado, quando ocupava a 19º colocação. 

O estudo levou em conta critérios como: taxa de homicídios, monitoramento de áreas de risco, iluminação pública, acidentes de trânsito, despesas com segurança e efetivo de segurança como policiais, guardas civis municipais e agentes de trânsito. 

O secretário de Segurança Pública de Alagoas, coronel Lima Júnior, atribui o bom resultado aos investimentos feitos pelo Governo do Estado em Segurança Pública. 

"Essa notícia confirma que estamos no caminho certo no combate ao crime em Alagoas, desde o início deste Governo. A redução da violência se deve a uma grande integração entre as polícias Civil e a Militar, com o apoio da sociedade do município de São Miguel dos Campos", afirmou Lima Júnior. 

Atlas 

O governador Renan Filho lembrou que Alagoas apresentou a maior redução (-16,6%) na taxa de assassinatos por cada grupo de 100 mil habitantes, de 2014 a 2015, dentre todos os Estados brasileiros, conforme o Atlas da Violência 2017, divulgado no início de junho. 

No mesmo estudo, Alagoas teve a segunda maior redução (-18,3%) no número de homicídios por arma de fogo com relação a todas as Unidades da Federação. O governador observa, ainda, que dentre as 30 cidades brasileiras mais violentas, 18 são nordestinas; nenhuma é alagoana.

Quando o assunto é taxa de homicídios por 100 mil jovens, outro avanço: Alagoas apresenta a terceira maior redução (-15,4%) do país. 

“Vamos seguir avançando com a construção de novos Centros Integrados de Segurança Pública, ampliando a Força Tarefa, equipando as forças de segurança, construindo novos batalhões para PM, reformando e edificando mais delegacias”, afirmou Renan Filho, recordando que só na infraestrutura da Segurança Pública, Alagoas vai investir cerca de R$ 90 milhões este ano.

Paralelamente aos investimentos em Segurança Pública, o governador considera que são imprescindíveis, para reduzir ainda mais os índices de violência, a execução de políticas públicas de cunho social e educacional.  

“Seguiremos implementando programas que contribuem com a redução da violência. Exemplo disso são as escolas em tempo integral, o Juventude Empreendedora, o Vida Nova nas Grotas. Com tudo isso reunido vamos, sem dúvidas, seguir colhendo novos e bons resultados”, avaliou Renan Filho. 

Confira a matéria no site da revista Exame neste link.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Motorista morre preso às ferragens em acidente entre carro e caminhão, na BR-424, em Marechal Deodoro INSS realiza mutirão de atendimentos neste fim de semana em Alagoas Secretaria de Saúde afasta dez servidores após operação da Polícia Federal Homem morre carbonizado em incêndio na casa da ex em Alagoas