Cidade proíbe nudismo em praia; veja onde a prática é permitida no Brasil

Publicado em 20/12/2025, às 14h08
- Divulgação/Portal Brasil Naturista

g1

Ler resumo da notícia

O nudismo é permitido oficialmente em seis praias do Brasil, reconhecidas pelas prefeituras locais e pela Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), que estabelece uma série de regras de comportamento para os visitantes.

LEIA TAMBÉM

Esses princípios de convivência fundamentam o naturismo, movimento que começou a ser praticado oficialmente no Brasil a partir de 1988, na Praia do Pinho, em Balneário Camboriú.

Apesar de ter sido pioneira, a praia catarinense não permite mais o nudismo. Nesta sexta-feira (19), a prefeitura de Balneário Camboriú publicou um decreto revogando a autorização da prática no local, que já passou a valer.

A Praia da Galheta, em Florianópolis, também tem tradição no naturismo. A prática, porém, deixou de ser autorizada em 2016. Hoje, a discussão sobre a regulamentação do nudismo na Galheta envolve prefeitura, Justiça e Câmara de Vereadores da cidade.

O Brasil, no entanto, possui outras praias onde a prática é legalizada.


Algumas dessas praias são movimentadas e recebem até competições de surfe nudista. Outras ficam em regiões isoladas e têm acesso difícil. A seguir, veja onde ficam e quais são as principais características de cada uma.

As praias de nudismo oficiais do Brasil:


Praia de Pedras Altas, Palhoça (SC)

Divulgação / Portal Brasil Naturista

 

A Praia de Pedras Altas, em Palhoça, tem mar calmo, indicado para banho e esportes aquáticos. O acesso é difícil e feito pela BR-101, a cerca de 30 km ao sul de Florianópolis. O local conta com pousada rústica, restaurante e camping.

Praia de Barra Seca, Linhares (ES)

Divulgação / Portal Brasil Naturista

 

A Praia de Barra Seca, em Linhares, tem cerca de 200 metros destinados ao naturismo. O mar tem ondas fortes e a areia é grossa. O acesso é feito com ônibus e barco. O local oferece cozinha, churrasqueira, banheiros, chuveiros e área de camping com energia, além de pousadas próximas.

Praia Olho de Boi, Búzios (RJ)

DivulgaçãoPortal Brasil Naturista

 

A Praia Olho de Boi, em Búzios, é isolada e não tem infraestrutura à beira-mar. Pequena, possui cerca de 50 metros de extensão. O acesso é difícil, por uma trilha íngreme de aproximadamente 600 metros Na volta, é preciso subir a encosta.

Praia do Abricó, Rio de Janeiro (RJ)

Gabriel Barreira/G1

 

A Praia do Abricó fica próxima à Reserva de Grumari, na zona oeste do Rio de Janeiro. O acesso é feito pela estrada da Prainha, a partir do Recreio dos Bandeirantes. No final da descida de Grumari, placas indicam a entrada para Abricó. Possui restaurante próximo e barraca de bebidas.

Praia de Tambaba, Conde (PB)

Marco Pimentel / PBTur

 

A Praia de Tambaba, em Conde, é uma das mais conhecidas do país. Cercada por falésias de cerca de 20 metros, tem mar calmo, com muito vento. Dividida em três trechos por formações rochosas, a área integra uma Área de Proteção Ambiental (APA) e é uma das mais limpas da Paraíba.

Praia de Massarandupió, Entre Rios (BA)

ImagemTV Bahia

 

A Praia de Massarandupió, em Entre Rios, tem coqueiros ao longo da faixa de areia e pequenos riachos de água doce. O mar é quente. O local fica próximo à Praia do Forte e o acesso é feito por uma estrada de areia de cerca de 7 km.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa proíbe 'café de açaí', suspende glitters com plástico e lote de azeite MP denuncia filho de Popó por tentar aliciar jogador alagoano em esquema de apostas Pirarucus que Lula ganhou de presente viram problema na Granja do Torto Casal que adotou 49 crianças e era procurado pela Interpol por abusos sexuais é preso no Brasil