Cientistas criam câmera que permite enxergar por detrás de paredes

Publicado em 22/03/2019, às 22h06
Os pesquisadores reconstruíram a imagem exibida por uma tela de computador ao analisar os efeitos da sombra de uma cadeira na reflexão da luz. | Charles Saunders/Divulgação -

VEJA.com

Cientistas da norte-americana Universidade de Boston criaram uma câmera que permite enxergar objetos fora do campo visual do portador.

LEIA TAMBÉM

Por meio de um novo algoritmo, os pesquisadores conseguiram aumentar a pequena quantidade de luz refletida em um objeto que não seja visível e aumentá-la, tornando-a possível de enxergar. Assim, o mecanismo permite que se vejam pessoas ou itens escondidos atrás de paredes, por exemplo.

Esse método funciona porque, quando a luz refletida atinge uma superfície que seja identificável pela câmera, a imagem original pode ser abstraída, mesmo se o objeto em si não possa ser visto. Denominada periscopia computacional, essa técnica é tão precisa que permite até mesmo a leitura de cartas detrás de muros.

Publicada no periódico Nature no dia 23 de janeiro, a pesquisa pode ser aplicada, por exemplo, na área militar, já que enxergar inimigos ou veículos sem precisar se expôr fisicamente pode ser um enorme atributo. De acordo com os cientistas, a técnica também pode ajudar carros a evitarem colisões e até mesmo os bombeiros, quando o local de incêndio for perigoso demais para se vasculhar todo canto pessoalmente.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Pedreira da Ilha de Páscoa dá pistas de estátuas enigmáticas dos polinésios Novo estudo sugere que neandertais canibalizavam mulheres e crianças forasteiras Cientistas alertam para poderes de 'armas-cerebrais' que podem controlar memória, percepção e comportamento Estudo investiga o potencial de microdoses de cannabis no tratamento de Alzheimer em idosos