Cientistas descobrem peixe rosa 'estiloso' na costa da Califórnia

Publicado em 11/09/2025, às 22h56
- Foto: Reprodução

Um Só Planeta

Uma equipe de biólogos identificou, no fundo do mar, três novas espécies de peixes no Pacífico Leste. E uma delas está conquistando os cientistas por ser “estilosa”, reporta o Smithsonian Magazine.

LEIA TAMBÉM


O estudo, publicado em 27 de agosto na revista BioOne, descreve o Careproctus colliculi, apelidado de bumpy snailfish", um peixe rosa de cabeça arredondada que vive cerca de 3.200 metros de profundidade no Cânion de Monterey, na Califórnia. “Ele é realmente adorável”, disse a bióloga Mackenzie Gerringer ao New York Times.


Além dele, os pesquisadores apresentaram o Careproctus yanceyi, o dark snailfish, e o Paraliparis em, o sleek snailfish, coletados a 4.118 metros de profundidade na Estação M, um observatório de pesquisa oceânica a cerca de 210 km da costa da Califórnia. O achado impressionou os cientistas pelo fato de duas espécies desconhecidas surgirem no mesmo mergulho, em uma das regiões mais estudadas do fundo do mar. “Isso mostra o quanto ainda temos a aprender sobre o nosso planeta”, destacou Gerringer.

Os três peixes pertencem à família Liparidae, conhecida como peixes-escorregadios. De cabeças grandes e corpos gelatinosos, eles costumam ter um disco de sucção na barriga que lhes permite grudar em rochas ou até pegar carona em outros animais. Apenas o sleek snailfish não possui esse disco. “Eles vêm em cores lindas — azul, rosa, branco e roxo — e têm um sorrisinho encantador no rosto”, disse a representante do Woods Hole Oceanographic Institution, Johanna Weston, que não participou do estudo.


Para definir as espécies, a equipe sequenciou o DNA de cada peixe e analisou características físicas detalhadas, como tamanho e número de vértebras. O dark snailfish foi batizado em homenagem ao biólogo Paul Yancey, referência nos estudos de adaptação de animais de águas profundas à alta pressão. Já o nome do sleek snailfish faz alusão à Estação M, e o do bumpy snailfish foi inspirado na textura de sua pele.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Pedreira da Ilha de Páscoa dá pistas de estátuas enigmáticas dos polinésios Novo estudo sugere que neandertais canibalizavam mulheres e crianças forasteiras Cientistas alertam para poderes de 'armas-cerebrais' que podem controlar memória, percepção e comportamento Estudo investiga o potencial de microdoses de cannabis no tratamento de Alzheimer em idosos