Clube do Vinil está de volta e promove a sua segunda edição com discotecagem comentada na Ufal

Publicado em 06/10/2025, às 11h06
- Divulgação

Assessoria

A segunda edição do Clube do Vinil, projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), acontecerá na quarta-feira, 8 de outubro, às 17h30. O evento irá ocorrer no Centro de Interesse Comunitário (CIC/Ufal), no Campus A. C. Simões, em Maceió. Com o tema “Discotecagem em Vinil”, o encontro vai promover uma experiência cultural, envolvendo comunicação, música e educação sobre a prática da discotecagem analógica.

LEIA TAMBÉM

Coordenado pelos professores Victor Pires e Laís Falcão, e desenvolvido coletivamente com estudantes do curso de Jornalismo da Ufal, o projeto contará com a presença dos Djs Goodson, Obama, e Débora Muniz. A apresentação e mediação do clube vai ser feita por Laís Falcão, professora de Jornalismo na Ufal, e uma das coordenadoras do projeto.

Os Djs convidados irão apresentar o aparato técnico, quais as habilidades culturais, musicais e técnicas são fundamentais para a discotecagem em vinil, escolher um repertório, contextualizar álbuns e faixas, criando um ambiente coletivo de fruição musical para todos os participantes.

Além disso, para os entusiastas da música, o evento também contará com bancas comercializando vinis e livros, como a Solar Discos e o Herói dos Livros. Discos de vinil e livros também serão sorteados entre os participantes do evento.  

A entrada no Clube do Vinil é completamente gratuita, e aberta ao público. Não é necessário fazer inscrição, mas quem desejar receber certificado de participação, deverá assinar uma lista de presença no dia do evento. Informações no perfil do Instagram @club.edovinil.

A segunda edição do clube faz parte do Circularte, iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), por meio da Coordenadoria de Assuntos Culturais (CAC), que visa ocupar os espaços da universidade com arte, lazer e aprendizado. E o clube do vinil tem o objetivo de valorizar e promover a cultura do vinil como parte relevante da nossa vivência artística-musical contemporânea.

II CLUBE DO VINIL: DISCOTECAGEM COMENTADA
DATA: 8/10/25
HORÁRIO: 17h30
LOCAL: Pátio do primeiro andar do CIC/Ufal
ENTRADA: Gratuita

BIOGRAFIAS DOS CONVIDADOS

Débora Muniz é jornalista com mais de 10 anos de atuação na área de assessoria de comunicação. Fora das redações e bastidores da notícia, cultiva há mais de 15 anos uma paixão que vai além do trabalho: colecionar discos. Sua pesquisa é guiada pela música brasileira — especialmente dos anos 70 — mas, no fim das contas, o critério é simples: guardar só aquilo que faz sentir. De vez em quando, deixa os vinis escaparem das prateleiras para girar no Coletivo 78 Rotações, encontro que acontece na Kero Mais. É também integrante do Spin Sisters, o primeiro clube de vinil formado apenas por mulheres no Brasil, que já reúne mais de 200 apaixonadas por música. Ali, o papo flui leve e livre de preconceitos, colocando os bolachões no centro da cena.

Goodson é Dj, curador e pesquisador musical. Na cena maceioense desde 2020, quando iniciou gravando suas discotecagens nas redes sociais, Goodson vem agitando e levando música por todos os cantos da cidade, sempre com seus bons e velhos discos de vinil.

Gustavo Henrique dos Santos, conhecido como Deejay Obama, começou sua carreira artística independente em 2014, quando resolveu pegar seus discos de vinil e suas pick-ups (toca-discos), para se aventurar discotecando nas noites da capital Maceió, tocando em diversos bares alternativos, casa de shows, eventos da cultura popular periférica, trazendo à tona vertentes musicais que mais o atraem como brasilidades, hip-hop e reggae. É fundador, produtor e DJ de duas festas que vem agitando a cidade: A Coisa tá Preta e BecoSounds.

Laís Falcão é pesquisadora, professora, jornalista, agente e parecerista cultural. Fez graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mestrado e doutorado em Comunicação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É autora dos livros: Controvérsias da MPB na Rede: Propostas Teóricas e Métodos Digitais na Internet Para Pesquisar a Sigla no Século XXI (Appris, 2021); e A MPB em Mudança: Cartografando a Controvérsia da Nova MPB (Simplíssimo, 2017). Também realizou o projeto multimídia Na Maré das Lives, e coordena o projeto de extensão universitária Clube do Vinil.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição