Clubes e astros do futebol prestam homenagem pelos 80 anos de Pelé

Publicado em 23/10/2020, às 14h30
Twitter CBF -

Agência Brasil

O aniversário de 80 anos de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, celebrado nesta sexta-feira (23), não passou batido pelo mundo do futebol. Clubes, CBF,  jogadores da atualidade e do passado e até a Fifa, entidade máxima da modalidade, prestaram homenagens ao eterno camisa 10 do Santos e da seleção brasileira.

LEIA TAMBÉM

O Peixe, aliás, abriu as comemorações nos primeiros minutos do "dia mais importante do futebol", como relata a postagem no Twitter. "Uma lenda que superou todos os limites e se tornou o principal nome do esporte. Vida longa ao nosso Rei!", completa a publicação do clube, que terá uma live (transmissão ao vivo) alusiva às festividades de Pelé, nas redes sociais, a partir das 15h (horário de Brasília), com a participação de ex-jogadores e a apresentação de um selo comemorativo do Correios, lançado pela manhã.

Outros times brasileiros também prestaram homenagens a Pelé. O Fluminense, por exemplo, lembrou a vez que o Rei vestiu a camisa do clube em um amistoso na Nigéria. Corinthians - afirmando que o Timão era a equipe de infância do Atleta do Século no futebol de botão - e São Paulo, rivais históricos do Santos, também publicaram mensagens.

O perfil da Copa do Mundo da Fifa fez reverência a Pelé em diferentes publicações. A entidade recorda fotos antigas, divulga um vídeo com vários depoimentos atuais e históricos de ex-jogadores e personalidades e reforça o posto histórico do brasileiro, com uma imagem em que ele festeja o tricampeonato mundial de 1970, acompanhada pela frase: "Quando você tem 80 anos e ainda é o rei".

Em outra postagem da Fifa, um vídeo compila lances de Pelé e mensagens da atacante Marta, do técnico alemão Jurgen Klopp - que aparece cantando parabéns, em inglês - e de ex-jogadores como os alemães Bastian Schweinsteiger e Franz Beckenbauer e os brasileiros Cafu e Pepe. Este último, amigo e parceiro do Rei no Santos, resume: "Ele é de outro planeta".

As redes sociais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também recordaram os 80 anos de Pelé em uma série de postagens com vídeos de ex-jogadores como Sissi, antiga camisa 10 da seleção feminina, Pepe e Ronaldo Fenômeno prestando homenagens ao Rei. A entidade publicou ainda uma animação do icônico gol marcado na final da Copa de 1958, em que Pelé dá um chapéu em um marcador da Suécia, antes de finalizar.

A data ainda foi lembrada por ídolos do futebol nacional, como o ex-atacante Romário e os ex-meias Rivaldo e Kaká. No exterior, o ex-goleiro alemão Oliver Kahn, o camaronês Samuel Eto'o e o ex-atacante inglês Michael Owen, além de clubes como a italiana Roma e o alemão Eintracht Frankfurt - que recordou o dia em que sofreu quatro gols de Pelé - também deixaram registradas homenagens.

23 de outubro. O dia mais importante do futebol. O aniversário do maior de todos os tempos.⁣

Feliz aniversário, Rei @Pele! 80 anos de uma lenda que superou todos os limites e se tornou o principal nome do esporte.⁣

Vida longa ao nosso Rei! ???? #Pelé10x8 pic.twitter.com/eQJoJ1DxIi

— Santos Futebol Clube (@SantosFC) October 23, 2020

Eterno.

Parabéns, @Pele!#Pele80 pic.twitter.com/1qiwoIlVGA

— São Paulo FC (@SaoPauloFC) October 23, 2020

#Pele80 #ORei80

????️ To honour @Pele, FIFA spoke to countless football legends about him. Here are some of the best comments, coupled with some of standout quotes about 'The King' throughout history from @NelsonMandela, @MickJagger & others

???? https://t.co/iAnivrzOOq pic.twitter.com/ccSgnewmsS

— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) October 23, 2020

Em 1963, @Pele foi a Frankfurt e marcou 4 gols. ????????⚽️

A nossa reverência ao Rei! Feliz aniversário, Maior de Todos! ????????#Pele80 #SGE pic.twitter.com/xiqmZ3aMGZ

— Eintracht Frankfurt (@Eintracht_por) October 23, 2020
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Com tornozeleira eletrônica, jogador brasileiro pode ser campeão após sair da cadeia Neymar afirma que jogará mesmo lesionado: "me sinto cada vez melhor" Ceará x Cruzeiro com exclusividade na RECORD neste sábado (29) Presidente da CBF rebate Abel sobre arbitragem: "Quando favorece não fala"