CNH digital é adiada e só vai ser obrigatória a partir de julho

Publicado em 31/01/2018, às 15h46

Redação


LEIA TAMBÉM

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica estava prevista para começar a valer no país inteiro a partir de quinta-feira, 1, mas ela vai atrasar. O Denatran e o Ministério das Cidades anunciaram que a emissão do documento digital só vai ser obrigatória em todo o território nacional a partir do dia 1º de julho.

O atraso na implementação do novo documento ocorre por diversos fatores. Nem todos os estados conseguiram adotar o novo sistema - apenas 13 das 27 unidades federativas brasileiras estão prontas para a CNH eletrônica, e entre os dois estados com mais condutores, São Paulo e Rio de Janeiro, ainda não estão prontos para o novo sistema.

Além disso, algumas agências nacionais não determinaram procedimentos para uso da CNH digital. É o caso da Anac, responsável pela aviação civil, que não criou um sistema para verificação do documento eletrônico em voos domésticos.

A CNH eletrônica é uma versão digital do documento de papel. Para usá-la, o condutor precisa ter uma versão recente da habilitação com um QR Code, que só começou a aparecer nos documentos emitidos a partir de maio de 2017. Esse código é usado no cadastro do documento dentro de um aplicativo para smartphones.

Com o registro feito, o motorista pode mostrar o documento na tela do aparelho em vez da versão física. O aplicativo também dá acesso a outras informações como pontos e vencimento da carteira de habilitação.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital Comissão aprova projeto que impede condenados de lucrar com livros e filmes sobre seus crimes