'Cobra venenosa' assusta moradores, e bombeiros descobrem que animal é de brinquedo

Publicado em 21/06/2023, às 13h51
Reprodução/TV Verdes Mares -

g1

Uma brincadeira de mau gosto deslocou uma equipe do Corpo de Bombeiros até uma residência no Bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, nesta terça-feira (20). Moradores chamaram os agentes após avistarem uma cobra naja, uma das mais venenosas do mundo, no quintal de uma residência.

LEIA TAMBÉM

Os bombeiros, no entanto, disseram que o caso não passou de uma "brincadeira de mau gosto", também considerada crime.

Uma do Corpo de Bombeiro deixou o quartel, deslocou um veículo e, chegando ao local, perceberam que o caso se tratava de um trote, já que a cobra era um brinquedo de plástico.

Segundo moradores, vizinhos jogaram a cobra no quintal da pessoa que solicitou a presença dos bombeiros. Ninguém assumiu a autoria da "brincadeira".

Trote é crime

As ocorrências com trote, com ligações falsas que, além de atrapalharem serviços que prezam pela saúde e segurança pública, podem ser consideradas crime.

Se alguém ligar para a polícia ou Corpo de Bombeiros e inventar uma contravenção, essa pessoa estará cometendo um crime previsto no artigo 340 do Código Penal. Se o caso for além e um inquérito policial para apurar a suposta ocorrência for instaurado, a pessoa pode passar a responder também pela situação prevista no artigo 339.

Confira situações que podem enquadrar trote como ato criminoso:

É considerado ainda o artigo 41 da Lei de Contravenções Penais, que fala sobre "provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Com 17 mil romeiros, Alagoas liderou número de fiéis na Romaria das Candeias; conheça origem da celebração Motorista por aplicativo é agredido após expulsar passageiros do carro por prática de ato sexual Mãe e filha engravidam ao mesmo tempo pela segunda vez Servidora pública entra em estado vegetativo após cirurgia de hérnia no Recife