Cofundador da Xiaomi, Lei Jun renuncia à presidência da empresa na China

Publicado em 02/12/2019, às 11h09
Reprodução -

CanalTech

Uma mudança na gestão corporativa da Xiaomi está em curso, segundo um e-mail interno que vem circulando desde a última semana no quartel-general da empresa na China: segundo o documento, o atual presidente chinês da fabricante, bem como cofundador e chairman do comitê de diretores, Lei Jun, está deixando o cargo, em medida efetiva já em janeiro de 2020.

LEIA TAMBÉM

Os funcionários notificados agora serão chefiados por Lu Weibing, que hoje ocupa o cargo de chefe global da Redmi, uma empresa subsidiária da Xiaomi. Mais além, Lin Bin será promovido à vice-presidência da companhia, enquanto o CFO Zhou Capital agora deve assumir o cargo de presidente de negócios internacionais.

“O próximo ano será um de ofensiva para os negócios em 5G da Xiaomi, além de um ano em que a Xiaomi promoverá a união entre o telefone móvel e a Inteligência Artificial das Coisas (AIoT). Nós necessitamos de um grupo gestor mais poderoso a fim de dar continuidade à vitalidade da inovação organizacional trazida pelo sistema de rotação de quadros”, diz o documento, assinado pelo próprio Lei Jun.

“Rotação de quadros” é um mecanismo de estrutura de funcionários e gestores empregado em países com governos mais autoritários, a fim de se evitar práticas de corrupção.

Os motivos que levaram à mudança na chefia são relacionados aos recentes desempenhos da Xiaomi no mercado: de acordo com os resultados do terceiro trimestre de 2019, divulgados pela empresa, houve uma queda de 7,8% no faturamento de sua divisão de smartphones, com crescimento geral de “apenas” 5,5% — o menor desde que a Xiaomi tornou-se uma empresa pública, com listagem na Bolsa de Hong Kong, em 2018.

Foi neste momento de queda, porém, que vimos a internacionalização dos produtos da marca: somente no Brasil, seus smartphones tornaram-se mais populares, a ponto da empresa abrir duas lojas físicas em São Paulo (uma no Shopping Ibirapuera e a segunda no Shopping Center Norte).

Ainda não se sabe qual o tipo de impacto que isso deve trazer às outras lideranças globais da empresa, nem tampouco aos gestores regionais.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades