Coleira permite saber sobre o estado emocional do cachorro

Publicado em 24/10/2016, às 10h44

Redação

A invenção de um japonês promete revelar aos donos as emoções de seu cachorro. Criada por Joji Yamaguchi, biólogo, a coleira mostra alguns sentimentos do cão analisando os sinais biométricos do animal. Denominada de Inupathy, junção das palavras inu (cachorro, em japonês) e empathy (empatia, em inglês), o acessório mostra, por meio de luzes de led coloridas, o que o cachorro está sentindo.

LEIA TAMBÉM

A coleira monitora, por meio de um sensor, a frequência cardíaca do cão. Em seguida, luzes coloridas mostram o que ele está sentindo. Se a cor azul aparecer, significa que o cachorro está relaxado; a vermelha, que ele está nervoso; a branca, concentrado; e se um arco-íris aparecer, isso significa que ele está feliz.

As informações sobre o animal de estimação também podem ser acompanhadas por um aplicativo para smartphones. Ele interpreta cada dado e faz um registro das informações biométricas do cachorro. Além disso, sugere brincadeiras quando detecta que o cão deseja brincar. Pode ser pega-pega, caça ao tesouro, frisbee, esconde-esconde ou agility.

Yamagushi teve a ideia de criar a coleira porque gostaria de entender melhor Akane, seu animal de estimação, que latia com frequência para outros cães e gatos. A intenção dele era saber o que estressava tanto seu amigo e com isso, conseguir deixá-lo mais relaxado. Após a criação do dispositivo, o biólogo descobriu que Akane se sentia ameaçado pelos felinos e ficava mais curioso quando cachorros se aproximavam dele.

“Com ela, será possível estreitar os laços com o seu melhor amigo. Eu quero mudar a relação entre cachorros e humanos para sempre”, explica Yamakushi no vídeo compartilhado no YouTube. O biólogo disse também que a coleira para os gatos já está em fase de testes. O produto, que atualmente está sendo testado em 30 cachorros de várias raças, ainda não tem previsão para começar a ser vendido. Você pode adquirir neste site.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cheiro forte de pum pode evitar avanço do Alzheimer, aponta novo estudo Quer criar reencontro com mortos? Saiba como funciona o app O que é Maria Louca, a bebida clandestina que ganhou destaque em 'Tremembé' Testes de brasileiros superdotados serão realizados em Alagoas e outros 13 estados