Collabs: Como os pequenos negócios podem criar parcerias lucrativas

Publicado em 20/05/2025, às 08h00
-

Fabricia Carneiro

Você já percebeu que toda grande marca — ou quase todas — tem uma collab para chamar de sua? Essa estratégia de marketing colaborativo, que une duas marcas de segmentos diferentes para criar algo a partir do que elas têm de melhor, é uma forma poderosa de atrair novos públicos, aumentar o engajamento e despertar o desejo de compra, além de impulsionar as vendas.

LEIA TAMBÉM

As colaborações continuam em alta em 2025. Mas será que toda marca deve embarcar nessa tendência? Quando bem feitas, as collabs ajudam a renovar a imagem da empresa e a gerar novas experiências para o consumidor. Mas, para que essa estratégia funcione de verdade, ela precisa ter coerência com o propósito das marcas.

Parcerias também funcionam para pequenos negócios locais

Pequenas empresas também podem se beneficiar — e muito — com ações colaborativas, mesmo sem o orçamento das grandes marcas. E você não precisa criar algo novo — basta pensar de forma estratégica, local e simples.

Imagine, por exemplo, a parceria entre um salão de beleza e uma loja de acessórios: o salão oferece pacotes de serviços especiais, enquanto a loja monta um mini expositor no local e oferece descontos no lançamento da nova coleção, exclusivos às clientes do salão. É uma parceria estratégica, de baixo custo e com um potencial maior de conversão.

Dicas práticas para criar parcerias de sucesso:

As collabs podem ser uma ferramenta incrível para quem deseja crescer com autenticidade e propósito. No entanto, é fundamental que a parceria reforce o posicionamento da sua marca — e não o contrário.

Faça as perguntas certas antes de fechar uma parceria

As parcerias entre pequenos negócios são mais do que tendência — são estratégia. Podem criar pontes entre diferentes segmentos — como moda, beleza, alimentação, turismo, esportes e muito mais. Então, se você deseja transformar sua marca por meio de collabs inteligentes, agora é a hora!

Mas, antes de fechar qualquer parceria, pergunte-se: isso fortalece minha marca ou enfraquece minha identidade? Vai agregar valor ao cliente? Parece óbvio, mas muitas pessoas ignoram essa reflexão por medo de perder uma "boa oportunidade".

E você, já criou ou pensa em criar uma colaboração estratégica para seu negócio? Compartilhe aqui comigo!

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Entre likes e ansiedade: o impacto das redes sociais nas novas gerações Como ajudar seu cliente a decidir na hora da compra? Como cobrar um valor justo sem explorar o cliente? Por favor, pare de vender e irritar seus clientes pelo WhatsApp