Prisão de Collor: ex-presidente pode ser beneficiado por conta da idade?

Publicado em 25/04/2025, às 10h38
- Foto: Agência Senado

Gilson Monteiro

Após ser preso na manhã desta sexta-feira, 25, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Collor pode pedir prisão domiciliar por conta da idade. Nascido em agosto de 1949, Collor tem 75 anos completos.

Quem explica é o advogado criminalista Bruno Barros, ouvido pelo TNH1.

“A Lei de Execução Penal prevê essa possibilidade de prisão domiciliar, o que vai depender da defesa dele [Collor]. Há requisitos a serem preenchidos, tais como como a idade, a partir dos 70 anos, assim como enfermidade e impossibilidade de tratamento no sistema prisional” Afirma Barros.

Bruno Barros: idade é um dos critérios para prisão domiciliar

 

A previsão de prisão domiciliar consta do Art. 117 da Lei de Execução Penal: 

Somente se admitirá o recolhimento do beneficiário de regime aberto em residência particular quando se tratar de:

I - condenado maior de 70 (setenta) anos;

II - condenado acometido de doença grave;

III - condenada com filho menor ou deficiente físico ou mental;

IV - condenada gestante.

Corrupção e lavagem de dinheiro

Segundo a acusação, ele recebeu cerca de R$ 20 milhões em propina da UTC Engenharia, entre 2010 e 2014, em troca de favores políticos e influência na nomeação de diretores e contratos da estatal. A denúncia surgiu na Operação Lava Jato, com base na delação premiada de Ricardo Pessoa, ex-presidente da UTC.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC