Decisão em plenário: como está o placar do STF para julgar a prisão de Collor

Publicado em 25/04/2025, às 19h01
O ex-presidente Collor foi preso durante a madrugada desta sexta-feira, 25 - Marcelo Camargo / Agência Brasil

Gabriel Amorim

O julgamento sobre a manutenção da ordem de prisão do ex-presidente Fernando Collor será decidido em plenário físico do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi tomada nesta sexta-feira (25) pelo ministro Gilmar Mendes. Até o fechamento desta matéria, o placar está em 5 a 0 a favor da manutenção da prisão imediata. Confira, abaixo, os ministros que já registraram seus votos no sistema virtual:

LEIA TAMBÉM

Ainda nesta sexta, o ministro Cristiano Zanin se declarou impedido de participar do julgamento, como já havia feito em outros processos relacionados à Lava Jato.

Apesar da migração para o plenário físico, os demais ministros ainda podem registrar seus votos no ambiente virtual até às 23h59 desta sexta. No entanto, a decisão final será tomada apenas presencialmente. Collor permanecerá preso até lá.

PRISÃO DE COLLOR

O ex-presidente Collor foi preso durante a madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió, no Aeroporto Zumbi dos Palmares, de onde embarcaria para Brasília. A prisão foi determinada após o STF rejeitar os últimos recursos da defesa.

Collor foi condenado em 2023 a oito anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em processo derivado da Operação Lava Jato. Os crimes estão ligados a irregularidades em contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia.

Segundo Moraes, ficou provado que Collor recebeu, com a ajuda dos empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, R$ 20 milhões para viabilizar irregularmente contratos da distribuidora com a empreiteira para a construção de bases de distribuição de combustíveis.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC