Colunista do TNH1 no Enem: questão destacou a cultura da Ilha do Ferro, em Alagoas

Publicado em 10/11/2025, às 09h36
Jornalista Nide Lins assina tradicional blog de gastronomia e turismo no portal TNH1 - Foto: Reprodução

Eberth Lins

Ler resumo da notícia

A Ilha do Ferro, comunidade situada em Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas, foi destaque na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, aplicada neste domingo (9). O local foi citado na questão de número 22, que trouxe foto feita pela jornalista Nide Lins, conhecida por retratar há mais de uma década a culinária, a cultura e o turismo alagoanos em blog no Portal TNH1.

LEIA TAMBÉM

A questão abordou o processo de ressignificação dos galhos de madeira, matéria-prima utilizada pelos artesãos da Ilha do Ferro, reconhecidos nacionalmente por suas criações originais que têm conquistado espaço em galerias e mostras de arte em várias partes do Brasil. O destaque ao artesanato local despertou o orgulho de moradores e admiradores da região, que celebraram nas redes sociais o reconhecimento da comunidade em uma das principais avaliações educacionais do país.

“Fiquei extremamente feliz quando vi. E olha que nem sou da Ilha, mas vê-la citada me encheu de orgulho do sertão”, comentou uma internauta. Outra usuária destacou a ligação afetiva com o lugar. “Ilha do Ferro e a identidade do seu povo, homens e mulheres de valor. Minha infância foi nessa cidade de Pão de Açúcar, um show da natureza", acrescentou.

 

A jornalista Nide Lins também celebrou a menção.

Fiquei muito feliz e orgulhosa quando vi. Viva a Ilha do Ferro e aos muitos trabalhadores e artesãos que fazem daquele lugar um recorte de cultura, arte e aconchego”, comemorou.

Alagoas no Enem 2025

Segundo dados do Painel do Enem, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alagoas registrou 96.488 inscrições confirmadas para o exame, sendo 29.299 de estudantes concluintes do ensino médio da rede pública.

Na primeira etapa do Enem 2025, os candidatos tiveram 5 horas e 30 minutos para responder a 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas, além de produzir uma redação dissertativo-argumentativa, avaliada de 0 a 1000 pontos. As provas cobraram conteúdos de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Não selecionados no Sisu têm até segunda para aderir à lista de espera Reta final: inscrições para intercâmbio na Inglaterra terminam neste sábado Copeve divulga calendário de convocação para aprovados no Sisu Ufal 2026 Entenda como funciona a lista de espera do Sisu 2026