Com 12 mil doses, Maceió inicia vacinação de profissionais de saúde no PAM Salgadinho

Publicado em 20/01/2021, às 07h22
Edvan Ferreira / Secom Maceió -

Secom Maceió

A Central Municipal de Rede de Frio recebeu, na tarde desta terça-feira (19), a primeira remessa da vacina que irá imunizar profissionais de saúde e idosos das Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Serão 12.465 pessoas imunizadas, a partir de hoje (20), nesta primeira etapa. O primeiro local que receberá as doses da Coronavac, nesta quarta-feira, às 9h, será o PAM Salgadinho, unidade de referência para diversos exames de Covid-19 e que recebe usuários de todo o estado.

LEIA TAMBÉM

O prefeito João Henrique Caldas (JHC) recepcionou as vacinas e apresentou o Plano Municipal de Imunização. Neste primeiro momento serão imunizados idosos das ILPIs e os profissionais de saúde das UPAs, Unidades de Referência em Síndrome Gripal, Rede de Frio, PAM Salgadinho e alas exclusivas para Covid dos hospitais públicos, filantrópicos e privados.

JHC reforçou o compromisso com a imunização da população. “Recebemos a Central de forma deficitária. Fomos atrás dos responsáveis, e hoje ela está pronta para armazenar as vacinas. Esse é um patrimônio de todo alagoano. E já nos disponibilizamos para que Maceió possa funcionar como central de logística para todo o estado”, garantiu.

“Vamos iniciar essa imunização amanhã no PAM Salgadinho, que é o maior pólo de média complexidade da América Latina. E, a partir daí, nossas unidades de síndrome gripais, hospitais, incluindo o Universitário. Vamos priorizar também os idosos que estão acolhidos em instituições, porque essa é a população que tem maior risco de contrair Covid”, detalhou o secretário municipal de saúde, Pedro Madeiro.

Primeira etapa

A vacinação acontecerá conforme agendamento feito pela Gerência de Imunização junto às instituições. Serão 6 equipes volantes voltadas para imunizar os servidores das unidades de saúde, enquanto as equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) ficarão responsável pela vacinação dos idosos das ILPIs.

O Plano Municipal de Vacinação prevê que, na sequência, serão vacinados os profissionais dos setores não Covid das unidades de saúde e idosos acima dos 75 anos. Por enquanto não serão distribuídos drive-thru e pontos fixos de vacinação. Estas estratégias serão adotadas a partir do momento em que for possível ampliar a vacinação para idosos com mais de 75 anos e outros profissionais de saúde, com o recebimento de mais doses.

Na solenidade de entrega das doses ao Município, o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para o enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, apresentou o Plano Municipal de Imunização. “Esta é a efetivação do planejamento integrado para enfrentamento da Covid-19 através da vacinação da população, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Começa amanhã com 12 mil vacinas e tem 12 mil guardadas no estado para garantir a 2ª dose”, mencionou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês