Com apenas 35% do mínimo necessário, Hemoal volta a registrar estoque crítico de sangue

Publicado em 31/08/2026, às 17h28
- Assessoria

Assessoria

Com apenas 125 bolsas de sangue armazenadas, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) voltou a registrar estoque crítico nesta segunda-feira (31), uma vez que deveria contar com no mínimo 350 unidades. O número representa apenas 35,71% do percentual mínimo necessário para atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais da rede de saúde pública e filantrópica do estado.

LEIA TAMBÉM

Para ter ideia da situação crítica, o Hemoal só dispõe de 23 bolsas da tipagem O Positiva e uma bolsa da A Negativa. Quanto à tipagem O Negativa - que é a doadora universal - o estoque conta com apenas quatro bolsas, conforme relatório emitido pelo Núcleo de Dispensação de Sangue do hemocentro alagoano.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), para doar sangue é necessário ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. É exigido, ainda, portar um documento oficial e original com foto ao comparecer ao posto de coleta ou apresentar o aplicativo e-gov direto do celular, mostrando o Título de Eleitor ou a Carteira de Motorista ou a Carteira de Identidade digital.

No caso do voluntário que foi acometido por doença de Chagas, Aids, sífilis e, contraiu hepatite após os 11 anos, a proibição para doar sangue é permanente. Quanto ao candidato à doação de sangue que colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento de doar sangue vale pelo período de quatro meses.

Os voluntários devem dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação de sangue e não devem ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento. Caso sejam menores de 18 anos, os candidatos devem comparecer aos postos de doação acompanhados de um responsável legal e que estejam portando o respectivo documento de identificação oficial e original ou aplicado e-Gov para apresentar o documento digital. 

Postos de Doação

Na capital alagoana, os voluntários podem ir até à Unidade Via Expressa, situada ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), no bairro Cidade Universitária, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h. Também é possível doar sangue na Unidade Trapiche, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h às 17h.

Já no interior do Estado, os candidatos à doação de sangue podem doar sangue na Unidade Eldorado, em Arapiraca, localizada próxima à Escola Alternativa, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h. Também é possível comparecer à Unidade de Coleta e Transfusão de Coruripe, que abre todas as quintas-feiras, das 9h às 16h.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governo Paulo Dantas segue com avaliação positiva, aponta Paraná Pesquisa Confira a previsão do tempo para Alagoas nesta terça-feira, dia 1º de setembro Governo de Alagoas assina decretos do Prodesin com R$ 119,4 milhões em investimentos Comitê Executivo do PNTP inicia reunião preparatória em Alagoas