Com astronauta e maioria de mulheres, Espanha apresenta novo gabinete

Publicado em 06/06/2018, às 19h22

Redação

O novo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, apresentou nesta quarta-feira (6) os nomes que irão fazer parte de seu novo governo e, pela primeira vez na história do país desde a redemocratização, a maioria do gabinete será formada por mulheres. 

LEIA TAMBÉM

Ao todo serão seis homens e onze mulheres na equipe, sendo que algumas delas ocuparão postos-chave, como socialista Carmen Calvo, nova vice-primeira-ministra, e a promotora Dolores Delgado, que vai cuidar do Ministério da Justiça. 

O gabinete também tem nomes com passagens por órgãos da União Europeia, incluindo o ex-presidente do Parlamento Europeu Josep Borrell, que comandará a pasta de Relações Exteriores, e a diretora orçamentária do bloco, Nadia Calviño, nova responsável pela Economia.

Também fará parte da equipe o primeiro astronauta do país, Pedro Duque, que será ministro de Ciência, Inovação e Universidades. 
"Todos são muito qualificados, trazem a vocação para o serviço público e refletem o melhor da Espanha", disse Sanchez, 46, em entrevista coletiva na qual apresentou o grupo. 

Após ser derrotado por duas vezes em eleições, Sanchez enfim alcançou o cargo de premiê na última sexta (1º), após o Parlamento aprovar uma moção de desconfiança contra o então premiê Mariano Rajoy, do conservador Partido Popular.

Parte dos partidos que apoiaram a moção, entre eles o esquerdista Podemos, não ganhou cargos no novo gabinete, já que Sanchez optou por indicar nomes de seus correligionários no PSOE, de centro-esquerda.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto