Com baixo estoque para o Carnaval, bancos de sangue fazem campanha de doação

Publicado em 25/01/2016, às 13h31

Redação

O período de festas carnavalescas se aproxima e os bancos de sangue em Alagoas estão com baixo estoque. Buscando reverter a situação, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e o Serviço de Hemoterapia da Santa Casa de Maceió estão realizando campanhas de doação de sangue para o Carnaval. Os voluntários que doarem até o dia 29 no Hemoal  ganharão um camisa da campanha.

LEIA TAMBÉM

Segundo o Hemoal, a situação atual do estoque do banco de sangue é de 87 bolsas, 71% abaixo do ideal, que seria 300.

Assim, para facilitar a doação o hemocentro irá realizar coletas itinerantes de sangue. Na quarta-feira (27), a Unidade Móvel vai estar na sede do Curso de Zootecnia da Ufal, em Rio Largo; na quinta (28), a ação irá ocorrer em frente ao JÁ do Centro e, na sexta-feira (29), a Unidade Móvel estará em frente ao Banco do Brasil de Rio Largo.

QUEM PODE DOAR?

Para fazer a doação, é preciso estar em boas condições de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos, e ter no mínimo 50 quilos para doar no Hemoal, e 55 quilos para fazer a doação na Santa Casa. No caso dos menores de idade é necessário estar acompanhado dos responsáveis e com um documento de identificação de ambos.

Pessoas que tenham contraído, depois dos 11 anos, doença de Chagas, Aids, sífilis, hepatite e mulheres em gestação não podem se voluntariar. Para quem já é doador, orienta-se que o intervalo para uma nova doação seja de dois meses para os homens e três para as mulheres.

LOCAIS DE DOAÇÃO

As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados. O hemocentro fica situado na Rua Doutor Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé; Hemoal Farol, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, situado no Hospital do Açúcar; e em Arapiraca, no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18.

Na Santa Casa, o voluntário deve fazer o cadastro para a realização da doação, na sede do Serviço de Hemoterapia, na Rua Barão de Maceió, ao lado da Santa Casa, no centro de Maceió. A unidade funciona das 7h30 às 11h e das 13h às 16 horas.

APLICATIVO

E os doadores que preferirem agendar suas doações, podem utilizar o aplicativo “Doe+”. Disponibilizado gratuitamente para celulares android, o aplicativo pode ser baixado pela plataforma Google Play, trazendo uma série de ferramentas que irão possibilitar a interação e disseminação dos pré-requisitos para se tornar um doador voluntário de sangue.

A grande novidade do programa é possibilitar que qualquer alagoano possa marcar a sua doação de sangue, no dia e hora de preferência do voluntário, além de ser informado sobre o estoque e locais de coletas externas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer