Com celular, homem consegue registrar passagem de cometa mais brilhante do ano

Publicado em 21/01/2025, às 09h06
- Ivan da Silva Mérico

A Gazeta

O analista de dados, Ivan da Silva Mérico, flagrou o cometa C/2024 G3 (ATLAS) cruzando o céu de Vila Velha (ES) no final da tarde de domingo (19). Ele conseguiu registrar através do aparelho celular a aparição rara. Segundo especialistas, esse pode ser o cometa mais brilhante do ano.

LEIA TAMBÉM

“Percebi que ele ficou bem visível entre 19h10 e 19h30 na direção onde o sol se põe”, explicou Ivan, que fez as imagens do bairro Glória.

Marcelo de Cicco, astrônomo, doutor em astrofísica planetária e coordenador do Projeto Exoss - que monitora meteoros - explicou que o cometa está cada vez mais distante da Terra e do Sol, podendo voltar a ser visto a olho nu apenas daqui a 100 mil anos.

“Quando ele está bem próximo ao sol, o brilho aumenta, mas depende da posição da Terra também, caso esteja se afastando dela, o brilho irá diminuir cada vez mais”, disse Marcelo de Cicco.

Mas, segundo Luciana Fontes, associada ao Projeto Exoss, ainda será possível ver o cometa nesta segunda-feira (20) com binóculos ou telescópios.

O cometa C/2024 G3 (ATLAS) foi descoberto em 5 de abril de 2024 pelo sistema Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS) em Río Hurtado, Chile.

Em 13 de janeiro de 2025, o cometa atingiu o periélio – o ponto da órbita de um planeta ou outro corpo celeste em que está mais próximo do Sol – aproximando-se a 0,093 unidades astronômicas (cerca de 13,9 milhões de quilômetros).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas Grávida de gêmeos viraliza após mostrar técnica inusitada para evitar parto prematuro; veja O que os brasileiros mais procuraram em 2025? Google divulga ranking com surpresas Ícone nacional vai ganhar um parque temático no Brasil; veja detalhes