Com direito a protesto, desfile da Emancipação atrai milhares ao Rei Pelé

Publicado em 16/09/2015, às 17h01
-

Redação

Escola de Rio Largo fez alusão ao Guerreiro em apresentação (Crédito: Henrique Pereira/ TNH1)

Não falou beleza nas apresentações das mais de 20 escolas que se apresentaram no desfile em comemoração aos 198 anos de Alagoas nesta quarta-feira (16). Mas apesar de as quase cinco mil pessoas estarem no Estádio Rei Pelé apenas para prestigiar o evento, um grupo destoou um pouco do ritmo da fanfarra que ecoava no Trapichão.

Empunhando cartazes e pedindo ordem, cerca de 30 aprovados no último concurso da educação protestaram contra o secretário de Educação e também vice-governador Luciano Barbosa, pedindo a convocação da reserva técnica de 2013. De acordo com os candidatos, das 1.700 vagas oferecidas no concurso, só 800 foram preenchidas . 

À imprensa, Barbosa afirmou encarar com naturalidade a manifestação, mas lembrou que no atual momento de austeridade adotado pelo governo Renan Filho não permite ações que “fujam do orçamento” estadual.

“É natural a cobrança. Eles foram aprovados, merecem ser chamados e nós gostaríamos de contar com eles. Porém, no momento, atravessamos um momento delicado, onde as contas públicas estão sendo reformuladas. É preciso paciência”, alegou.

Cerca de 3 mil estudantes desfilaram na pista de atletismo do Trapichão. Empunhando bandeiras e estandartes, eles fizeram valer o tema "Escola e Comunidade", que deu tom a festa. Nas arquibancadas, a festa foi grande. Cerca de cinco mil espectadores lotaram parte das arquibancadas do Estádio, sempre com máquinas de foto e celulares nas mãos, para não perderem um momento da festa.

Dona Maria Eunice era uma das mais empolgadas. Acompanhada dos netos, ela conta que esta é a quarta vez consecutiva que vai prestigiar a festa da Emancipação. "É um momento especial, assim como no 7 de setembro. Ver a meninada se apresentando, relembrando os nossos tempos de mocidade. Vim nos últimos três anos, e neste não poderia ser diferente".

O desfile, além de reunir veteranos, também contou com diversos "novatos" dentre os que foram a público. Débora Cristina, de 10 anos, é aluna da escola Doralice de Moura, em Rio Largo, e conta que se espantou a ver tanta gente assistindo ao desfile. Apesar de tímida, a jovem não escondeu a felicidade em participar da marcha com os colegas.

"Fico muito feliz em estar aqui. No começo tive um pouco de timidez, mas depois a gente fica mais à vontade. Estar aqui está sendo muito bom", disse a jovem.

Veja também a reportagem do Jornal da Pajuçara Noite:  


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer