Com estoque de sangue crítico, Hemoal volta a apelar por doações

Publicado em 16/02/2016, às 19h42

Redação

Seis dias após o feriado de Carnaval, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) volta a registrar estoque de sangue crítico, uma vez que possui apenas 25% da oferta de bolsas necessárias. Isso porque, das 300 unidades que o órgão deveria dispor, só contava apenas 76 até às 16 horas desta terça-feira (16), sendo 44 de O+, 14 de A+, seis de B-, cinco de B+, três de A-, três de O-, uma de AB- e nenhuma de AB+.

LEIA TAMBÉM

Números colocam, mais uma vez, o Serviço de Captação de Doadores de Sangue do Hemoal em alerta, uma vez que o sangue não é um produto que pode ser fabricado artificialmente. Por esta razão, a assistente social do órgão, Maria das Graças Padilha, apela para que os alagoanos se sensibilizem e se candidatem à doação de sangue. 

“Os interessados em doarem sangue devem ter peso igual ou superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, além de portarem um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estarem acompanhados dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis”, informou Maria das Graças Padilha.

Ainda de acordo com a assistente social do Hemoal, ficam impedidos de doar sangue àqueles que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. “Com relação às gestantes e lactantes é proibida a doação e, para repetir o ato solidário, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses”, explicou.

Postos de Doação – Os voluntários podem realizar suas doações de sangue em três postos fixos do Estado. Em Maceió é possível doar sangue no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e está localizado na Rua Dr. Jorge de Lima. 

Também é possível se candidatar a doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h. Já no interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situado na Rua Geraldo Barbosa, no bairro Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Agendamento – Os doadores que preferirem agendar suas doações podem utilizar o aplicativo Doe +. Disponibilizado gratuitamente para celulares Android, o aplicativo pode ser baixado pela plataforma Google Play, trazendo uma série de ferramentas que irão possibilitar a interação e disseminação dos pré-requisitos para se tornar um doador voluntário de sangue.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados