Com investimento de R$ 30,8 milhões, Hospital da Mulher é inaugurado neste domingo

Publicado em 28/09/2019, às 21h25
Agência Alagoas -

Agência Alagoas

O governo do Estado entrega, às 9h deste domingo (29), o Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, localizado no bairro Poço, em Maceió. Orçada em R$ 30,8 milhões, com 127 leitos e capacidade de seis mil atendimentos por mês, a unidade de saúde abre as portas para ampliar e melhorar os serviços de baixa e média complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

LEIA TAMBÉM

Entre os serviços que serão ofertados no prédio de oito andares estão o de obstetrícia, puerpério, endocrinologia, ginecologia, colposcopia, mastologia, cardiologia, anestesia e cirurgia ginecológica. Uma equipe interdisciplinar e multiprofissional fará o atendimento nos ambulatórios de ginecologia, colposcopia, cirurgia ginecológica, planejamento familiar, mastologia, anestesia, psicologia, otorrino, cardiopediatria, infectologia, nutrição, pediatria, proctologia, neonatologia, psiquiatria, fonoaudiologia e obstetrícia. Também integram a equipe de biomédicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, de radiologia e de laboratório.

O hospital terá salas de observação obstétrica, um Centro de Parto Normal, internação ginecológica e obstétrica, e Unidades de Cuidados Intermediários (UCI). Além disso, o prédio conta com diversas enfermarias, lactário, ginecologia infanto puberal e salas de vacina, de coleta de exames laboratoriais e de curativos.

Serão implantados, ainda, o Serviço de Perícia Médica e Boletim de Ocorrência (BO), que será realizado por técnicos da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e o Ambulatório de Acolhimento e Cuidado Integral à Saúde das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

O Hospital da Mulher também conta com uma ouvidoria, Central de Material Esterilizado, bem como o Serviço de Prontuário do Paciente e a farmácia central.

LGBT – O Ambulatório de Acolhimento e Cuidado Integral à Saúde das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) é uma das novidades do Hospital da Mulher. Ele é o primeiro serviço de saúde do Estado de Alagoas com foco no cuidado e acolhimento aos LGBT.

O espaço vai ter uma equipe multiprofissional e vai oferecer acompanhamento, exames clínicos e tratamento adequado de acordo com as especificidades de cada usuário, visando promover sua saúde integral. O serviço tem foco no Processo Transexualizador do SUS, atendendo aos pré-requisitos da Portaria 2.803, de 18 de novembro de 2013, que redefine e amplia o Processo Transexualizador no SUS.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas