Com jogos sem torcida, Paulistão voltará no dia 22 de Julho

Publicado em 08/07/2020, às 14h29
Divulgação / Federação Paulista de Futebol -

Yahoo

O Campeonato Paulista de Futebol já tem data para retornar após a paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus: 22 de Julho. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo João Doria (PSDB), na tarde desta quarta-feira (8), após acordo entre FPF (Federação Paulista de Futebol) e Comitê de Combate ao Coronavírus.

LEIA TAMBÉM

Os jogos, segundo Doria, deverão ocorrer em cidades que estejam na Fase 2 - Amarela, do Plano São Paulo, e sem a presença de torcedores. Somente estão na Fase 2 - Amarela, segundo o dado mais atualizado desta quarta do Plano São Paulo, os municípios localizados nas regiões do Vale do Paraíba e na Região Metropolitana de São Paulo.

O Paulistão foi paralisado em 16 de março e ainda tem 24 jogos a serem disputados distribuídos em seis rodadas até a final: duas rodadas da 1ª Fase, uma rodada para as quartas-de-final, e uma para a semi-final, além dos jogos de ida e volta da final.

A previsão passada pelo governo é de que o segundo jogo da final seja disputado no dia 8 de agosto, um dia antes do início do Campeonato Brasileiro. Já o retorno das demais séries do futebol paulista ainda permanece sem definição.

“Em junho, o governo determinou os protocolos para a FPF e para todos os clubes que integram a federação, especialmente os que disputam a classe profissional A-1. Para que os treinos voltassem, foi acordado que as equipes fizessem testes regulares de Covid nos jogadores e equipe técnica”, relembrou Doria.

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Bastos, afirmou que a federação dialogará com os clubes afiliados para alertar os torcedores para evitar a aglomeração de torcedores no entorno dos estádios e pediu apoio da secretaria de Segurança Pública.

“Nós vamos continuar preocupados com a saúde da nossa população, da comissão técnica, atletas, árbitros e vocês da imprensa durante esse retorno com segurança. Vamos usar nossa comunicação junto aos clubes de São Paulo para fazer uma comunicação em massa alertando que não é possível que torcedores vão até a porta ou imediações do estádio”, ressaltou Bastos.

O secretário estadual de Esportes, Aildo Ferreira, também fez um apelo aos torcedores. “Não vá a um estádio onde esteja acontecendo uma partida, não coloque em risco o Campeonato Paulista, não há necessidade, não tem o que fazer lá”.

TORCIDA NO PAULISTÃO SÓ EM 2021

Bastos descartou qualquer possibilidade de realizar jogos com torcida no Paulistão 2020. “Quanto a público nos estádios, a única coisa que a Federação pode falar neste momento é que no Campeonato Paulista não teremos”.

Já o coordenador-executivo do Comitê de Contingência do Coronavírus, João Gabbardo, destacou que o órgão sequer analisa essa possibilidade e condicionou o retorno da torcida nos jogos a um tratamento cientificamente comprovado contra a Covid-19, seja um medicamento ou uma vacina.

“Enquanto não tivermos um tratamento cientificamente comprovado por remédio ou vacina, que já está em desenvolvimento (não discutirão o retorno de público no estádio). A partir do momento que tivemos a vacina, a imunização, essa possibilidade pode ser analisada. Nesse momento, o assunto não está na pauta”.

DETALHES DO PROTOCOLO DO PAULISTÃO

Jogadores, comissões técnicas e funcionários que estarão envolvidos na realização das partidas se comprometem em cumprir o "Protocolo Operação do Jogo". O documento prevê uma média de 200 pessoas trabalhando no estádio em um dia de jogo, com a divisão do local em três zonas.

A área azul, que compreende o campo e os ambientes internos do estádio, como vestiários e corredores, terá apenas a presença de jogadores, comissões técnicas, equipe de arbitragem, gandulas e equipe de limpeza, entre outros profissionais cuja atuação acontece no jogo.

Na zona amarela, que compreende toda a área interna restante do estádio (arquibancadas, cabines e portões), estarão os operadores de serviços do VAR, segurança das delegações e equipes da Rede Globo, que por ser a detentora dos direitos de transmissão será o único veículo de imprensa com acesso autorizado ao jogo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Com tornozeleira eletrônica, jogador brasileiro pode ser campeão após sair da cadeia Neymar afirma que jogará mesmo lesionado: "me sinto cada vez melhor" Ceará x Cruzeiro com exclusividade na RECORD neste sábado (29) Presidente da CBF rebate Abel sobre arbitragem: "Quando favorece não fala"