Com melhor estrutura, Turma Recursal de Maceió é inaugurada na rodoviária

Publicado em 28/01/2019, às 20h57
Tutmés Airan e João Luiz Lessa, descerram placa; ao lado, juízes Ricardo Lima e Helestron Costa | Caio Loureiro/Ascom TJ-AL -

Ascom TJ-AL

O Judiciário de Alagoas inaugurou as novas instalações da Turma Recursal da Capital, nesta segunda-feira (28). O presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan de Albuquerque Melo, espera que a estrutura se reflita em uma melhor prestação de serviços para os jurisdicionados dos juizados especiais, cujos recursos são julgados na Turma.

LEIA TAMBÉM

O presidente reverenciou o seu antecessor, Otávio Leão Praxedes, pela condução da obra. “Uma sede bonita, uma sede digna, que foi obra do desembargador Praxedes. Uma bela herança que ele deixou”, disse.

O órgão funcionava em prédio anexo ao Fórum da Capital, no Barro Duro, e em um espaço que não atendia a todas as necessidades. O juiz Ricardo Lima, presidente da Turma Recursal, também enfatizou que o ambiente favorecerá o trabalho de servidores e magistrados. “As instalações são excelentes, só temos a agradecer ao Tribunal pelo empenho. Hoje estamos com um plantel maravilhoso e a tendência agora é julgar muito mais”.

O local, que fica no primeiro andar do Terminal Rodoviário João Paulo II, teve o projeto de reforma elaborado pelo Departamento Central de Engenharia e Arquitetura (DCEA) e viabilizado por recursos do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris).

A unidade conta com recepção, sala de espera, secretaria, três gabinetes, uma sala para assessoria dos juízes e amplo auditório, uma reivindicação dos advogados que atuam na Tuuma. As instalações estão em conformidade com as recomendações de acessibilidade do Conselho Nacional de Justiça.

Homenagem

O espaço recebeu o nome do juiz Roldão Oliveira Neto, que faleceu em outubro de 2018. A esposa Elma Oliveira, filhos e irmãos do magistrado participaram da solenidade e agradeceram a homenagem. 

Ao falar sobre dificuldades do sistema de juizados especiais, o presidente Tutmés Airan lembrou a disposição do homenageado para enfrentar desafios. “Roldão gostava de uma boa luta, e que ele nos inspire”, disse.

O filho Rafael Oliveira falou em nome da família. “Meu pai teve uma passagem pela magistratura de mais de 20 anos, foi um homem que fez da sua vida a magistratura. A família ficou muito feliz e satisfeita com essa homenagem”. Rafael também ressaltou a retidão com que o pai conduziu todas as suas atividades. “O que meu pai deixou pra mim foi o exemplo”, disse, emocionado.

O magistrado Roldão Oliveira iniciou sua carreira na Comarca de Mata Grande. Era até o ano passado titular da 8ª Vara Cível da Capital. Atuou como auxiliar da Presidência em duas gestões, e presidiu o Funjuris, responsável pela modernização de toda a estrutura do TJAL.

Participaram da homenagem os desembargadores João Luiz Azevedo Lessa, Pedro Augusto Mendonça de Araújo e José Carlos Malta Marques, entre outras autoridades.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro