☰
✕

Com mudança climática, Brasil precisa repensar agronegócio, dizem especialistas

Publicado em 09/08/2021, às 07h30
Pexels -

CNN Brasil

Diante do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), divulgado na manhã desta segunda-feira (9), especialistas ouvidos pela CNN concordam que o papel que o Brasil precisa assumir diante do cenário de crise ambiental inclui mudanças na maneira como é conduzido o agronegócio.

LEIA TAMBÉM

As razões não são apenas ecológicas — são também econômicas. Conforme o físico Paulo Artaxo, pesquisador na Universidade de São Paulo (USP) e uma das maiores referências mundiais sobre aquecimento global, o relatório indica que no “Brasil central o aumento da temperatura pode chegar a 4 ou 5°C nas próximas décadas”. “São mudanças muito fortes que podem inviabilizar o agronegócio como temos hoje”, ressalta. “O Brasil precisa olhar com muito cuidado as conclusões do relatório do IPCC.”

Estudos recém-publicados já vinham sugerindo isso. Trabalho realizado pela engenheira ambiental Rafaela Flach, da Universidade Tufts, nos Estados Unidos — publicado pela revista World Development — estimou em mais de 3,5 bilhões de dólares por ano os prejuízos da indústria da soja por conta do calor elevado. Segundo o trabalho dela, a produtividade do grão cai 5% a cada dia com temperatura acima de 30ºC. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após alerta do FBI, Polícia Federal prende em Fortaleza homem investigado por estupro de vulnerável Renato Cariani nega relação com tráfico de drogas após pedido de condenação do Ministério Público Polícia de SP investiga venda de dados de mortos a funerárias Onde comprar e quanto custa o "vestido que pula" que viralizou nas redes