Com novo tipo de etilômetro, Lei Seca será intensificada nos festejos juninos em AL

Publicado em 18/06/2025, às 16h00
Intensificação das abordagens se dá justamente pela alta movimentação de pessoas nas ruas, rodovias e eventos - Arquivo / Ascom Detran

Agência Alagoas

A Operação Lei Seca inicia, nesta terça-feira (18), o reforço nas operações em virtude dos festejos juninos em Alagoas. As ações de fiscalização serão intensificadas na capital e no interior até o final do mês, com atividades diárias voltadas à prevenção de sinistros de trânsito causados pela combinação entre álcool e direção.

LEIA TAMBÉM

Durante o período das festas juninas, a Operação atua em duas frentes: a fiscalização ostensiva e a conscientização da população sobre os riscos da alcoolemia ao volante. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) adquiriu, recentemente, os etilômetros passivos, dispositivos que permitem uma triagem mais ágil nas abordagens, otimizando o fluxo das operações.

“A utilização dos etilômetros passivos permite acelerar a fila de fiscalização. Com esse equipamento, conseguimos identificar rapidamente se há presença de álcool sem a necessidade de contato direto com o equipamento. Caso o aparelho detecte suspeita de embriaguez, o condutor é encaminhado ao teste com o etilômetro ativo, que gera o registro oficial com todos os dados exigidos para abertura de processo administrativo de infração, entre outras medidas como prisão em flagrante”, explicou Sérgio Oliveira, chefe de Planejamento e Fiscalização do Detran Alagoas.

Segundo Oliveira, a intensificação das abordagens se dá justamente pela alta movimentação de pessoas nas ruas, rodovias e eventos, o que eleva os riscos de sinistros.

“Estamos nas ruas todos os dias durante esse período. Às vezes na capital, às vezes no interior, e muitas vezes em ambos. O São João é uma época com grande fluxo de viagens, festas e consumo de bebidas alcoólicas. Por isso, redobramos a fiscalização para proteger vidas e garantir que as comemorações ocorram com segurança”, reforçou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

SSP inicia Operação Carnaval com cumprimento de mandados na parte alta de Maceió Suspeito de estuprar menino de 11 anos em terreno baldio é preso no Sertão Padrasto condenado por estuprar a enteada criança é preso em Maceió Operação Onda Verde apreende 62 aves silvestres e arma de fogo em cinco municípios de Alagoas