Com queda do Santos, Flamengo e São Paulo são os únicos só disputaram a 1ª divisão

Publicado em 07/12/2023, às 08h53
Marcelo Cortes / CRF -

Extra Online

Com o rebaixamento do Santos para a Série B, concretizado na última quarta-feira, Flamengo e São Paulo passaram a ser os únicos times que só disputaram a primeira divisão do Brasileirão. Até 2016, além do Peixe, Internacional e Cruzeiro também estavam neste grupo, mas eles acabaram sendo rebaixados em algum momentos nestes sete anos.

LEIA TAMBÉM

No quesito rebaixamento da Série A para a Série B, o Cuiabá também entra nesta seleta lista. O clube matogrossense, fundado em dezembro de 2001, foi subindo de divisão ao longo dos anos e desde que estreou na primeira, em 2021, nunca foi rebaixado para a segunda divisão nacional. Assim, se tornando uma das três equipes que nunca foram rebaixadas na história da Série A do Campeonato Brasileiro.

No Brasileirão de pontos corridos, que começou em 2003, apenas Flamengo, São Paulo, Cuiabá e Fluminense nunca foram rebaixados. O tricolor carioca já disputou a Série B, mas caiu em 1997, quando o formato do Campeonato Brasileiro ainda era de mata-mata.

Na ocasião, os 26 clubes jogavam todos contra todos, em turno único, e os oito primeiros se classificavam para a fase final, enquanto os quatro últimos estavam automaticamente rebaixados. Por ter terminado em 25° na tabela final, o Fluminense caiu para a Série B, ao lado de União São João, Criciúma e Bahia.

A regra do rebaixamento começou a valer sistematicamente a partir de 1988 e, desde então, o número de times rebaixados variava de acordo com o regulamento da competição. Somente em 2003 foi adotado um sistema padrão de disputa do Brasileiro, em pontos corridos, e com rebaixamento fixo de quatro times por temporada, à exceção de 2003, quando apenas dois times caíram para a Série B.

Lista dos times rebaixados no Brasileirão por pontos corridos

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Com tornozeleira eletrônica, jogador brasileiro pode ser campeão após sair da cadeia Neymar afirma que jogará mesmo lesionado: "me sinto cada vez melhor" Ceará x Cruzeiro com exclusividade na RECORD neste sábado (29) Presidente da CBF rebate Abel sobre arbitragem: "Quando favorece não fala"