Comidas de frutos do mar de Thaisa, uma grata surpresa

Publicado em 11/03/2015, às 14h21

Redação

Del Mare: peixe robalo coroado com camarões escoltado por rosti de batata. Bem equilibrado nos sabores

Pouca gente do cenário gastronômico sabe quem é a alagoana Thaisa Mello. Eu passei seis messes para conhecê-la. Ela e seu esposo já estavam descrentes da minha aparição no restaurante Del Mare, na Avenida Jatiúca. E lamento por ter levado tanto tempo assim, porque Thaisa é a mais nova revelação da cozinha de Maceió. Estudante de Direito, ela comanda bem as panelas; as comidas de frutos do mar têm equilíbrio de textura e temperos, e sabores que deixam com gostinho de quero mais.

LEIA TAMBÉM

Um belo exemplar da cozinha da Thaisa é o filé de robalo com camarões (Vila Franca), batata rosti (ralada e misturada com queijo), champignon e aspargos (frescos). O peixe alto grelhado, temperado no sal e pimenta-do-reino, é suculento, tem textura macia e o sabor preservado. Os camarões, também grelhados apenas no sal e pimenta-do-reino, acrescentam mais sabor. O que me chamou a atenção foi a perfeição da textura e do sal. Para o arremate, azeite extravirgem.

Thaisa, a nova revelação da gastronomia alagoana

O segredo do sabor está na perspicácia de Thaisa Mello, que com apenas um ano de restaurante construiu um bom relacionamento com os fornecedores; ela mesma compra os pescados diretamente do barco. “Não gosto de congelar muito tempo; no máximo, uma semana. Gosto do frescor dos alimentos. Camarões, só uso o Vila Franca, pescado em alto-mar, porque é mais saboroso, bem como os peixes robalo, linguado… E para temperar, apenas sal e pimenta-do-reino”, revela.

Ah! Thaisa também prepara carnes muito bem!

Veja algumas dicas do Del Mare:

Camarão empanhado com a goma de tapioca e molho agridoce de pimenta

Camarão e Tapioca – Os camarões Vila Franca são grandes e macios. Só de olhar, já desejamos. Na cozinha da Thaisa, os crustáceos são envolvidos na goma de tapioca. Muito legal, porque os grãos de tapioca deixam os crustáceos crocantes, mas mantêm a maciez da carne. Esse prato – “Camarão empanado da tapioca” – é de pedir bis.

Cebiche do Del Mare leva pimenta dedo de moça

Marinados no limão – No Del Mare, também tem cebiche com os camarões Vila Franca e peixe linguado; temperado no limão, pimenta-dedo-de-moça, cebola roxa, batata-doce e azeite.

Camarão com sabor oriental e o fantástico purê de batata doce

Abacaxi – Os camarões Vila Franca ganharam uma versão oriental. Servidos como espetinhos, os crustáceos levam um banho de saquê, shoyu e mel, ficando muito legal. Para acompanhar, o purê de batata-doce com toque de gengibre e leite de coco, que faz toda a diferença. Minha sugestão é vender como porções, porque o purê é primoroso.

Carne moída bem temperada e para acompanhar batatas chips

Filé – O steak tartare é um prato feito de carne crua picadinha temperada com mostarda djon, cebola roxa, alcaparras e um leve toque de conhaque de gengibre. Para acompanhar, batatas chips. Este, eu adorei. É uma entrada mas, de tão bom, transformei em almoço. O destaque é o equilíbrio dos temperos no filé-mignon.

No Del Mare, tem mais comidinhas legais. Fico devendo as sobremesas, mas nem duvido que são tão boas como as entradas e os pratos principais, afinal, a mais nova dama da gastronomia alagoana, Thaisa Mello, entende bem de cozinha, é uma chef com talento nato.

A alagoana já gostava de cozinhar para amigos. Agora, é uma empreendedora e mantém a essência do seu tempero e a amizade cultivada nas mesas do restaurante que, em breve, estará em novo endereço: Avenida Doutor Mario Nunes Vieira, 280 (por trás da Av. Jatiúca); o restaurante do atual endereço ficou pequeno para os fãs da cozinha de Thaisa.

Rota Del Mare

Preços: entradas a partir de 13,90/ Pratos principais (para duas pessoas) a partir de R$ 49,90/ Aceita cartão

Funciona de quarta a domingo das 12 às 15h/ das 19 às 23

Antiga Avenida Jatiúca, 1721 – Telefone 8735.2697

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bodega do Sertão é nosso filé Que maravilha de cookie!!! Sá Menina também é Natal Já é Natal, que tal um chocotone da Syl?