Comissão aprova liberação do FGTS para pagar faculdade e cirurgias

Publicado em 14/08/2019, às 11h52
USP Imagens -

Com Agência Senado

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), do Senado Federal, aprovou nesta quarta (14) o PL 1.540/2019, que permite uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pagar curso de nível superior e cirurgias eletivas essenciais à saúde. A matéria segue para a Câmara, se não houver recurso à decisão da CAS.

LEIA TAMBÉM

De autoria do senador Styvenson Valentim (Pode-RN), o projeto é relatado pela senadora Mailza Gomes (PP-AC), favorável à proposição. O texto estabelece que o titular de conta do FGTS poderá sacar o recurso para pagamento de cursos de nível superior e para o pagamento de cirurgias, excluindo as estéticas.

Justificativa

Ao justificar o projeto, o autor argumenta que a alteração nas regras e a redução de recursos destinados ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) reduziram o número de matrículas nas instituições privadas de ensino superior. 

Entre os argumentos do PL, o autor afirma ainda que o FGTS além de ser um auxílio imediato ao trabalhador, ao longo do tempo passou a ter outras destinações, como o financiamento de programas de habitação popular, de saneamento básico e d einfraestrutura urbana. O texto diz que "os recursos são do trabalhador, que, no entanto, somente pode sacá-los nas hipóteses previstas no artigo 20 da Lei nº 8.036, de 1990, não podendo dispor de seus recursos da forma que melhor lhe aprouver".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem que forjou acidente após matar esposa é preso em velório da vítima PF cita 'declarações efusivas de carinho' entre juiz e Bacellar: 'Você é irmão de vida' Caminhão tomba em cima de carro, e quatro homens morrem em rodovia Funai solicita apoio da PF para investigar emboscada no Pará