Comissão aprova pena maior para estelionato contra idoso a partir dos 60 anos

Publicado em 18/06/2025, às 14h14
Comissão aprova pena maior para estelionato contra idoso a partir dos 60 anos - Febraban

Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prevê acréscimo de pena de 1/3 ao dobro quando o crime de estelionato for cometido contra pessoa vulnerável ou com idade superior a 60 anos. Atualmente, o acréscimo de pena se aplica quando a vítima tem 70 anos ou mais.

LEIA TAMBÉM

A medida está prevista no Projeto de Lei 461/25, da deputada Ely Santos (Republicanos-SP) e altera o Código Penal. O relator, deputado Cleber Verde (MDB-MA), recomendou a aprovação na forma de um novo texto substitutivo que modifica apenas a forma como o código é alterado, sem alterar o objetivo da proposição.

“Trata-se de alinhar a definição penal de idoso àquela já consagrada no Estatuto da Pessoa Idosa, que reconhece como idoso todo cidadão com 60 anos ou mais”, explica Cleber Verde. “Ao fazê-lo, o projeto amplia a proteção penal à população idosa, reconhecendo sua crescente vulnerabilidade a fraudes e golpes financeiros”.

Próximos passos

A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada pelo Plenário da Câmara. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Ministros suspeitam de vazamento de reunião convocada por Fachin e Toffoli nega Documentos dos EUA revelam que Jeffrey Epstein tem CPF ativo no Brasil PGR denuncia três delegados por obstrução de justiça no caso Marielle Adolescentes são apreendidos após matar cão jogando de prédio em SC