Comissão aprova prorrogação de contratos de estágio em razão da pandemia

Publicado em 16/08/2021, às 20h08
Cleia Viana / Câmara dos Deputados -

Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que prevê a possibilidade de prorrogação dos contratos de estágio em razão da pandemia do novo coronavírus.

LEIA TAMBÉM

O texto aprovado é o substitutivo apresentado pela relatora, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ao Projeto de Lei 4014/20, do Senado. Jandira considerou seis apensados ao fazer ajustes no texto do projeto, determinando também que o pagamento do auxílio aos estagiários deverá ser efetuado retroativamente, caso tenha sido suspenso durante a pandemia. “O tema é fundamental para a formação dos jovens e adultos estudantes e futuros trabalhadores. Como todos os setores da economia, também os estágios foram duramente castigados pela pandemia”, anotou a relatora.

A proposta altera a Lei do Estágio. Quando obrigatórios, os estágios poderão ser prorrogados pelo tempo necessário. Para os não obrigatórios, Feghali elevou o prazo além dos dois anos habituais – de até seis meses, como previsto no texto original, para até 12 meses – ou até a conclusão do curso. Segundo os autores da proposta, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) e o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), a pandemia causou interrupções, suspensões ou cancelamentos de aprendizagens e estágios, frustrando os participantes.

Tramitação - O projeto ainda será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC