Comissão da Verdade de Alagoas repudia homenagem de Bolsonaro a torturador

Publicado em 20/04/2016, às 15h30

Redação

A ComissãonEstadual da Memória e Verdade Jayme Miranda, durante sessão na manhã desta quarta-feira (20), redigiu uma nota de repúdio à fala do deputado federal Jair Messias Bolsonaro, que homenageou o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, acusado de ser um dos maiores torturadores na época do regime militar, e lembrado pelo deputado no momento da votação pelo impedimento da presidente Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputados, no último domingo (17).  “Foi uma declaração estúpida, irresponsável e criminosa, homenageando um emérito torturador e assassino”, ressaltou Delson Lyra. A nota será divulgada em breve.

LEIA TAMBÉM

A Comissão voltou a ouvir testemunhas sobre episódios vividos por elas e por seus entes queridos na época da ditadura militar no Brasil, principalmente em episódios ocorridos  em Alagoas. Os membros se reuniram no Palácio República dos Palmares para ouvir o depoente Mário Agra.

O conhecido político alagoano relatou o sofrimento dos irmãos Breno e Denis Agra, presos e torturados pelo regime. Ambos passaram nove meses encarcerados. “O Breno foi torturado por cerca de dez dias, e o Denis por dois meses”, afirmou Agra. Em detalhes, explicou que estava presente no momento da prisão de Breno, foi levado junto ao irmão e solto no meio do percurso.

O presidente da Comissão, Delson Lyra, afirmou que os depoimentos estiveram suspensos por questões de organização, mas que agora estão sendo retomados, reiniciado com Agra nesta quarta. A próxima reunião será no dia 27 deste mês e ouvirá mais depoentes, entre eles a família de Denisson Menezes.

Leia mais
Vídeo mostra filho de Jair Bolsonaro revidando cusparada de Jean Willys

Comissão da Verdade de Alagoas repudia homenagem de Bolsonaro a torturador
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado