Comissão de Trabalho debate aumento do desemprego no Brasil

Publicado em 14/10/2019, às 15h00
Reprodução TV Câmara -

Agência Câmara

A Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviços Públicos da Câmara dos Deputados discute nesta quinta-feira (17) a escalada do desemprego no Brasil e a manutenção de critérios técnicos e científicos de aferição do IBGE.

LEIA TAMBÉM

O debate atende a requerimento da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). Ela destaca dados do IBGE que apontam que o índice de desemprego no Brasil aumentou para 12,4% no trimestre encerrado em fevereiro, atingindo 13,1 milhões de pessoas.

De acordo com o instituto, acrescenta a deputada, a alta representa a entrada de 892 mil pessoas na população desocupada. "Diante da gravidade desses números, o presidente Jair Bolsonaro, ao contrário de demonstrar-se preocupado e adotar medidas para combater a escalada vertiginosa do desemprego, preferiu a criticar a metodologia empregada pelo IBGE, para medir a taxa de desemprego no País", afirma a deputada.

Convidados:
- o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra;
- o presidente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Bernardino Jesus de Brito;
-  o diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz;
- o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas;
-  o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Adilson Gonçalves de Araújo; e
- o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Simonetti Marinho.

A reunião será realizada às 9h30, em plenário a definir.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP