Comissão debate obesidade infantil e enfrentamento da pandemia

Publicado em 02/06/2021, às 23h12
Marcel Ávila / Prefeitura de Pelotas-RS -

Agência Câmara de Notícias

A comissão externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar projetos e programas do governo federal voltados para primeira infância realiza audiência pública na segunda-feira (7) para discutir as políticas públicas de prevenção à obesidade e o enfrentamento da Covid-19.

LEIA TAMBÉM

O debate será realizado no plenário 13, às 10h30.

Entre os convidados estão a representante do Programa Nacional de Alimentação Escolar, Solange Fernandes; e o médico e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria Daniel Becker.

A deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), que solicitou o debate, lembra que a obesidade acomete 25,9% dos adultos no Brasil atualmente. E, de acordo com informações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, 14,8% das crianças menores de 5 anos e 28,1% das crianças entre  5 e 9 anos, acompanhadas na Atenção Primária, apresentaram excesso de peso; destas, 7% e 13,2% tinham obesidade.

Paula Belmonte ressaltou que cientistas já alertaram para a necessidade de se reconhecer a obesidade como fator que contribui para o agravamento da Covid-19.

"Os primeiros meses são os mais críticos para o desenvolvimento da obesidade ao longo da vida, pois crianças que apresentam índices de massa corporal (IMC) elevados ou ganho excessivo de peso nesse período estão predispostas a tornaram-se adolescentes e adultos obesos", disse.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC