Comissão debate uso de satélite brasileiro para prover conexões de internet

Publicado em 19/08/2019, às 16h07
Divulgação/Agência Câmara -

Agência Câmara

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realiza audiência pública nesta quinta-feira (22) para discutir o uso do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que possui tecnologia nacional para conexão à internet em alta velocidade.

LEIA TAMBÉM

O deputado Zé Vitor (PL-MG), autor do requerimento para a realização do debate, lembra que o SGDC tem capacidade de tráfego para aplicações civis de até 58 GBps, o que permitiria a conexão de até 50 mil pontos de acesso à internet, inclusive em locais de pouco ou nenhum acesso à rede mundial de computadores. "Um retorno mais que necessário para os mais de R$ 2,7 bilhões que foram investidos no programa", afirma o parlamentar.

No entanto, Zé Vitor quer mais informações sobre o modelo de contratação feito pela Telebras, que, segundo ele, permitiria apenas a contratação de uma única empresa para a comercialização do tráfego do satélite junto aos usuários, razão pela qual essa contratação foi questionada juridicamente. "É imperativo conhecermos qual o real andamento da contratação e de demais medidas associadas à utilização do satélite. É preciso que sejam melhor detalhadas as medidas que estão sendo tomadas para acelerar o processo de inclusão digital mediante o uso do satélite", finaliza.

Foram convidados:

A audiência pública será interativa e ocorrerá no plenário 13, às 10 horas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado