Comissão especial do impeachment no Senado retoma trabalhos hoje

Publicado em 25/05/2016, às 11h41

Redação

A comissão especial do impeachment no Senado retoma nesta quarta-feira, 25, os trabalhos no processo contra a presidente afastada, Dilma Rousseff. Após a instauração do processo, o colegiado se transforma agora em "comissão processante" e vai analisar o mérito do impeachment, ou seja, se a presidente cometeu de fato crime de responsabilidade.

Os membros da comissão permanecem os mesmos, assim como o presidente, Raimundo Lira (PMDB-PB), e o relator, Antonio Anastasia (PSDB-MG). 

A divulgação do diálogo entre o ex-ministro do Planejamento Romero Jucá e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado deve reaquecer os debates na comissão. A oposição, agora representada pelo PT, vai tentar impedir a continuidade do processo alegando que houve desvio de finalidade. No diálogo, Jucá fala sobre a importância de "trocar o governo" para "estancar" as investigações da operação Lava Jato.

Os petistas prometeram dificultar a sessão, apresentando questões de ordem e dificultando possíveis deliberações. O presidente e o relator, por outro lado, devem tentar trazer um calendário da segunda fase dos trabalhos. Lira pretende concluir o processo em, no máximo, quatro meses. 

Diferentemente da primeira etapa, entretanto, esta nova fase não possui prazos regimentais. O calendário deve ser mais flexível e os senadores podem estender os trabalhos pedindo análise de documentos e testemunhas.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado