Comissão Europeia apoia ordem constitucional na Espanha

Publicado em 02/10/2017, às 08h47

Redação

A Comissão Europeia (CE) reiterou nesta segunda-feira seu apoio à ordem “constitucional” na Espanha e sua confiança no presidente do Governo, Mariano Rajoy, e apontou que são “tempos para a unidade e a estabilidade”.

LEIA TAMBÉM

“A Comissão acredita que são tempos para unidade e estabilidade, não divisão e fragmentação. Chamamos todos os atores relevantes que passem do confronto ao diálogo. A violência nunca pode ser um instrumento na política”, declarou o porta-voz chefe da CE, Margaritis Schinas, na coletiva de imprensa diária da instituição.

O porta-voz acrescentou que “sob a Constituição espanhola, o voto de ontem na Catalunha não era legal. Para a CE, como reiterou o presidente (Jean-Claude) Juncker, repetidamente, este é um assunto interno da Espanha que deve ser manuseado em linha com a ordem constitucional da Espanha”.

“Reiteramos a posição legal que sustenta esta Comissão, também pelas suas predecessoras: se fosse organizaado um referendo em linha com a Constituição, o território saliente ficaria fora da União Europeia”, acrescentou.

O porta-voz chefe do Executivo comunitário fez uma chamada “a todos os atores relevantes para que se movam do confronto ao diálogo. A violência nunca pode ser uma ferramenta na política”.

“Confiamos na liderança do presidente do Governo, Mariano Rajoy, para administrar este difícil processo desde o respeito absoluto à Constituição espanhola e os direitos fundamentais dos cidadãos”, prosseguiu.

A Comissão Europeia indicou que “os gabinetes de Rajoy e Juncker estiveram em contato durante o fim-de-semana” e “uma conferência telefônica está programada esta tarde” entre o presidente da Comissão Europeia e o presidente do Governo espanhol.

O porta-voz não comentou as declarações do presidente da Generalitat da Catalunha, Carles Puigdemont, pedindo o envolvimento da União Europeia na situação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos