Redação
Começa hoje a Copa do Mundo no Catar, com participação da Seleção Brasileira, justamente quando o Brasil convive com a volta da Covid-19, através de mais uma variante. Como se prevenir, em tempo de inevitáveis aglomerações?
LEIA TAMBÉM
Texto de Renata Okumura, em “O Estado de São Paulo”:
“Com a alta de casos de covid-19, entre outros vírus respiratórios, quais os riscos ao reunir amigos e familiares para assistir os jogos da Copa do Mundo?
Para o médico infectologista Alexandre Naime Barbosa, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), depende muito da avaliação de risco pessoal feita por cada indivíduo.
‘Pessoas com baixa imunidade, consideradas imunossuprimidas, idosos e aqueles com comorbidades, por exemplo, a recomendação é que não frequentem ambientes com aglomeração, em razão dos riscos de transmissão que estão bastante altos’, alerta.
Para o infectologista e diretor da SBIm, sempre que há períodos de maior transmissibilidade, o risco aumenta. Desta forma, a questão não se trata de determinar se as pessoas podem se reunir para um churrasco ou assistir aos jogos em bares ou restaurantes, mas sim verificar se os encontros envolvem indivíduos de grupos mais vulneráveis ou que tenham contato com esses públicos.
‘O cenário atualmente, no entanto, é muito diferente do início da pandemia da covid-19. Continuamos com estádios e shows, por exemplo, pois a magnitude dessas ondas são muito menores e o risco de gravidade também é menor com a população vacinada. O que devemos frisar é que os grupos mais vulneráveis são maus respondedores às vacinas, precisando ter nestes momentos cuidados redobrados para evitar o risco de contágio’, pondera o infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri..
Patrícia Baxter, infectologista e coordenadora da equipe de clínica médica do Hospital Leforte da unidade Liberdade, avalia que diante do aumento de casos a orientação é que ambientes de aglomeração sejam evitados.
‘Na eventualidade de estar em locais com muitas pessoas, é importante fazer uso de máscara facial e lavar as mãos corretamente ou higienizá-las com álcool em gel. Em caso de a pessoa apresentar síndromes gripais, persiste a importância de manter o isolamento, usar máscara e realizar o teste de covid-19, caso seja possível’, diz.
Todas as pessoas que apresentarem sintomas ou tenham tido contato com infectados são aconselhadas a realizarem o teste de covid-19: ‘Sintomas não devem ser menosprezados. A pessoa pode apresentar febre, mal-estar, prostração e diarreia, por exemplo. É importante que o isolamento seja realizado o quanto antes’, alerta Baxter.
LEIA MAIS
COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar