Como fazer para lembrar de muitas senhas e torná-las mais seguras?

Publicado em 26/11/2018, às 18h07
Senha | Reprodução -

Folhapress

Senhas do banco, do cartão de crédito, do computador e do email. Em meio a todas essas, é fácil esquecê-las e acabar enrolado sem conseguir acessar informações que são importantes. Há duas frentes pelas quais você pode enfrentar o problema: a de saúde e a de segurança de informações.

LEIA TAMBÉM

Do ponto de vista de saúde, a atenção às senhas é um dos pontos centrais, de acordo com Adalberto Studart Neto, neurologista do Hospital das Clínicas da USP.

"As pessoas esquecem senha e onde guardaram a chave, porque na verdade não prestarem atenção", diz Neto. Além disso, as outras dicas gerais para melhorar a memória também são úteis no caso de senhas:

DICAS PARA A MEMÓRIA
Organização
Um dia a dia mais organizado ajuda a lembrar do que é necessário

Estresse
Depressão, estresse e solidão podem ter impactos negativos na memória

Comida
Se alimentar e dormir bem ajudam a memória

Exercício para a cabeça
Atividade intelectual também é importante para manter o cérebro afiado

Segundo Neto, cada vez mais atividades físicas são indicadas para diminuição de fatores de risco relacionados ao cérebro.

Mas mesmo com todas essas dicas, existe a possibilidade de alguma senha que você pouco usa acabar perdida na memória. Por isso, é importante ter um cofre de senhas, diz Thiago Lima, engenheiro de sistemas da A10 Networks, empresas de segurança digital.

Esses programas e aplicativos basicamente centralizam todas as suas senhas e até mesmo ajudam a gerar combinações mais seguras para uso diário.

Mas se eu centralizar tudo e o programa é hackeado, vão descobrir todas as minhas senhas, você pode estar pensando.

Esses aplicativos costumam ter as informações criptografadas -o que impede o acesso de terceiros- e também duplo fator de autenticação, ou seja, além da própria senha para entrar no aplicativo é necessária alguma outra coisa, como sua digital, por exemplo.

Alguns programas do tipo -e que têm versões gratuitas- são o LastPass e o 1Password. Outras opções também podem ser encontradas, mas o que importa, segundo Lima, é que os dados sejam criptografados.

Para quem não é muito afeito a aplicativos do tipo, há também a possibilidade de você criar suas próprias senhas e guardá-las com ajuda de dicas. Nesse caso, é importante cuidado para não ser algo muito lógico, como o nome do seu cachorro ou palavras relacionadas a ele.

A já clássica combinação de caracteres especiais (&*#), caixa alta e números cria uma senha forte. Senhas que são frases –também evitando as mais lógicas- podem ser mais facilmente memorizáveis e são difíceis de serem quebradas.

Por fim, uma das dicas mais importantes: não repita a mesma senha para tudo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Professor da Uneal conquista o 1º lugar no Prêmio Renildo José dos Santos Chega ao Brasil aplicativo onde prefeito de Nova York conheceu esposa Estudo aponta que um terço das mulheres evita fazer sexo por uma dessas 4 razões Comissão aprova acompanhante para pessoa autista ou com Down em exame de direção veicular