Redação EdiCase
Com a chegada do verão e das festas de fim de ano, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP) alerta para o aumento dos riscos de problemas circulatórios, como inchaço, dores nas pernas e a perigosa trombose venosa profunda. As altas temperaturas, somadas a viagens longas e hábitos alimentares inadequados criam um cenário que exige atenção redobrada com a saúde vascular.
LEIA TAMBÉM
O calor intenso provoca a dilatação dos vasos sanguíneos (vasodilatação), o que pode sobrecarregar o sistema venoso e dificultar o retorno do sangue das pernas para o coração. “No período mais quente do ano, as doenças venosas tendem a se intensificar. Mulheres, inclusive as mais jovens, sofrem maior impacto por influência hormonal e costumam relatar inchaço, sensação de peso e dores nas pernas com mais frequência”, explica o cirurgião vascular e presidente da SBACV-SP, Dr. Edwaldo Edner Joviliano.
Os deslocamentos prolongados, comuns nesta época, agravam o quadro. Permanecer sentado por longos períodos em carros, ônibus ou aviões dificulta a circulação e aumenta o risco de formação de coágulos. “Em voos, a situação se intensifica. A pressurização da cabine e o ambiente mais seco favorecem a desidratação. Medidas como levantar-se para caminhar pelo corredor, movimentar os pés e tornozelos enquanto sentado e utilizar meias de compressão, sempre sob orientação profissional, são fundamentais para proteger a circulação durante o trajeto”, alerta o médico.
A combinação de calor, que aumenta a viscosidade do sangue, e imobilidade prolongada eleva significativamente o risco de trombose venosa profunda (TVP), uma condição grave que ocorre quando um coágulo se forma em uma veia profunda, geralmente nas pernas. Os principais sinais de alerta são:
Conforme o presidente da SBACV-SP, ao identificar qualquer um desses sintomas, é importante procurar atendimento médico imediato, pois a trombose pode levar a uma complicação fatal: a embolia pulmonar, que ocorre quando o coágulo se desprende e obstrui uma artéria do pulmão.
Para aproveitar as férias e as festas sem colocar a saúde em risco, o Dr. Edwaldo Edner Joviliano recomenda 6 atitudes simples e preventivas:
“A prevenção assegura bem-estar e reduz riscos. Com atenção aos sinais do corpo e adoção de medidas simples, é possível aproveitar as festas e o período de descanso com mais tranquilidade e saúde”, finaliza o Dr. Edwaldo Edner Joviliano.
Por Elenice Costola
LEIA MAIS