Como polir os faróis do carro você mesmo

Publicado em 07/01/2017, às 09h55

Redação

Faróis são itens de segurança, portanto, precisam ser muito bem conservados e limpos, para que suas funções não sejam prejudicadas. Farol embaçado, sujo ou mesmo desregulado pode comprometer a segurança de quem dirige e de outros motoristas. Polir os faróis do carro é a melhor forma de garantir sua conservação, e, para isso, existem produtos (caseiros ou não) e técnicas fáceis de seguir.

LEIA TAMBÉM

Não custa lembrar que faróis foscos ou amarelados são perigosos particularmente nas estradas sem iluminação. Nesse tipo de via, a única fonte de luz é o próprio veículo, por isso, ter os faróis bem polidos e com todo seu potencial aproveitado é muito importante. Antes de colocar as mãos à obra, saiba que tipo de material você precisará para o serviço:

COMO POLIR OS FARÓIS DO CARRO

A boa notícia é que a tarefa de polir os faróis do carro não exige materiais muito caros. A maioria deles certamente você já até tem em casa. Caso prefira comprar um kit para polir faróis do carro completo, são boas opções os sites Miromi, que entrega em todo o Brasil, comprar o kit disponível no site Dry Limp, ou fazer uma busca no Mercado Livre, que conta com extensa variedade de produtos. De qualquer forma, esses são os materiais que você precisará:

LAVAGEM GERAL DOS FARÓIS

Com o material em mãos, é hora de começar o trabalho. Caso você tenha conhecimento ou se sinta seguro ou segura o bastante, pode até desmontar os faróis e lavá-los separadamente. Embora não seja necessário, o desmonte torna o processo um pouco mais fácil, já que dispensa o uso de fita para isolar a área da lataria que cerca o farol.

Se o desmonte não é uma opção, comece então a lavar os faróis externamente, com água corrente de uma mangueira. Molhe-os, aplique sabão e em seguida seque-os cuidadosamente. Feito isso, será a hora de passar a fita ao redor dos faróis para garantir que a lataria adjacente não seja afetada pelos produtos que serão utilizados.

APLICAÇÃO DA MASSA DE POLIR

Nesse momento é que passamos a polir os faróis do carro propriamente. Antes de começar, é altamente recomendável que você coloque as luvas de borracha, como proteção adicional para as mãos contra os efeitos do produto. Afinal, a ideia é polir os faróis, não as unhas e dedos.

O processo é similar ao polimento de carro comum. Ou seja, polir os faróis do carro é idêntico a fazer polimento de lataria. A diferença aqui é que o objetivo é resgatar a transparência e o brilho dos faróis. Use um pano para espalhar o produto, por meio de movimento circulares, tais como o sr. Miyagi recomendava a Daniel San no clássico da Sessão da Tarde, Karate Kid.

Você poderá perceber, que, conforme faz os movimentos circulares, a aplicação do produto vai surtindo efeito e a transparência do farol vai aumentando. Para garantir melhor resultado, recomenda-se duas aplicações do produto. Adicionalmente, use as lixas de água 2000 ou 2500, para que o polimento seja ainda mais intenso.

FINALIZANDO O POLIMENTO

Assim que não houver mais como aumentar a transparência, é sinal de que a massa pode ser retirada. Pegue um pano limpo (mas limpo mesmo!), totalmente seco e faça os mesmos movimentos circulares para a retirada do produto. Tenha calma e paciência, o processo não é instantâneo, e vai exigir algum esforço para ser concluído. Reserve pelo menos uma hora para realizar toda a limpeza e polimento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer