Como proteger o WhatsApp Web e outros sites por senha no navegador de seu PC

Publicado em 14/03/2019, às 22h38
Whatsapp | Pìxabay -

Olhar Digital

Uma das formas mais fáceis de se utilizar o WhatsApp no computador é através do WhatsApp Web, que pode ser aberto em navegadores utilizando um código QR como forma de autenticação. Após fazer o login com sucesso no serviço, caso você esqueça o computador desbloqueado, qualquer pessoa que tentar acessar o endereço dele poderá ter o acesso a sua conta.

LEIA TAMBÉM

Se você utiliza o Google Chrome, felizmente existe uma forma de deixar o site do mensageiro protegido por senha, apesar de não ser uma função nativa do navegador. A seguir, veja como proteger o WhatsApp Web no Chrome por uma senha para ser acessado.

Importante

Apesar do processo a seguir mencionar o WhatsApp Web, o complemento a ser utilizado no Google Chrome também é capaz de fazer a proteção de outros sites por senha. Ou seja, qualquer site acessado em seu navegador poderá ficar protegido através do método demonstrado abaixo.

Além disto, todo o processo a seguir é completamente reversível ao fazer a desinstalação da extensão.

Como bloquear o WhatsApp Web e outros sites por senha no Chrome

O método utilizado para proteger o serviço é bem simples e, uma vez configurado, não será necessário repetir todo o processo demonstrado abaixo. Veja:

  1. Abra o Google Chrome normalmente e acesse este link da extensão Block Site – Website Blocker for Chrome;
  2. Na página carregada, clique em “Usar no Chrome”;

  3. Neste momento, uma mensagem deve surgir, clique em “Adicionar extensão”;

  4. Após o processo ser realizado, uma nova página será aberta, clique em “Agree”;

  5. No campo destacado na imagem abaixo, coloque o endereço: web.whatsapp.com. Toque no ícone de “+”;

  6. Agora que o site do WhatsApp Web está adicionado, clique em “Password Protection”;

  7. Marque a opção “Require password to access blocked sites”;

  8. Defina um e-mail e senha;

  9. Na caixa de entrada do e-mail, localize o e-mail enviado pelo serviço e clique em “Verify now”. Caso não encontre o item na lista, lembre-se de olhar a sua caixa de Spam;
  10. Por fim, ao acessar um site da lista de bloqueios, você deverá entrar com a sua senha para poder acessá-lo.

Pronto! Agora, você já sabe como proteger o WhatsApp Web ou outros sites de serem acessados indevidamente por outras pessoas. Além de utilizar a extensão no Chrome, ela também deve funcionar em outros navegadores que utilizem o seu mecanismo, como o Opera, por exemplo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Novo recorde do Pix: 297,4 milhões de transações em um único dia Avanços da IA: como funcionam as buscas online do Google? Militares britânicos testam laser que derruba drones a 650 km/h com precisão; assista Pix lança devolução para casos de golpe, fraude ou coerção; entenda