Como saber se um celular é pirata

Publicado em 25/07/2018, às 17h13

Redação


LEIA TAMBÉM

A Agência Nacional de Telecomunicações tem feito uma caça aos celulares piratas no Brasil. Até maio deste ano, a Anatel bloqueou ao menos 37 mil aparelhos nos estados onde a medida entrou em vigor, o que deixou muitos usuários com dúvidas sobre a procedência de seus telefones. Felizmente, há algumas maneiras bem fáceis de saber se um telefone é pirata ou original.

Para te ajudar a tirar essa dúvida, o Olhar Digital separou cinco dicas checar a procedência de um aparelho. A lista envolve passos que podem ser feitos no próprio celular ou na sua caixa, bem como através de aplicativos e do portal da Anatel. Veja como conferir:

Checando o IMEI

Uma das informações principais a serem verificadas com muita rigorosidade pela Anatel é o IMEI, que funciona como uma espécie de número de identificação do aparelho. Para você fazer a verificação dele existem algumas alternativas. A primeira é bem simples. Veja:



1. Procure na caixa do aparelho uma etiqueta que contenha o número do IMEI;


2. Já no Android, na tela de discagem de número, digite: *#06#. Veja se o número é o mesmo.


2. Clique em “Status”, acesse a opção “Informação IMEI” e você verá o seu número.


Agora que você já tem o número do IMEI, para confirmar que ele é original será necessário acessar um site. Confira como prosseguir:


1. Acesse este link da Anatel;


2. Clique em “Consultar aqui a situação do seu aparelho celular”;


3. Digite então o número do IMEI, o código que aparece e clique em “Consultar”;


4. Você verá todas as informações sobre o IMEI consultado.


Download mode

Todos os aparelhos Android possuem alguns truques que podem ser feitos na hora de iniciar o sistema. Ao entrar no “Download mode”, é possível verificar as informações reais do aparelho, tais como o número de série, modelo, marca e outros. Veja as opções para entrar neste modo:

• Com o celular desligado, segure os dois botões de volume e conecte a USB de um computador;

• Segure os dois botões de volume e pressione o botão para ligar o aparelho. Ao ver o ícone de uma bateria na tela, solte apenas o botão “Power”.

Depois de entrar nesta tela, anote todas as informações que ver e compare com os dados originais que o fabricante fornece.

Compare as especificações com as oficiais

Um detalhe em que muitas réplicas de aparelhos pecam é nas diferenças do hardware em relação ao original. Na página dos aparelhos em sites dos fabricantes, existe a opção de especificações técnicas. Com ela em mãos, siga estes passos no seu celular:

1. Baixe o aplicativo CPU-Z pela Google Play;

2. Navegue pelas guias do programa para comparar as especificações.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades