Comunidade acadêmica lamenta morte da professora Iasmin Duarte

Publicado em 22/05/2020, às 17h31
-

Ascom Ufal

É com profundo pesar que a Universidade Federal de Alagoas  informa sobre o falecimento da professora Iasmin de Albuquerque Cavalcanti Duarte, na tarde de hoje (22). A docente, que também foi diretora da Faculdade de Medicina, estava internada com covid-19, no Hospital Memorial Arthur Ramos desde o dia 15 de maio.

LEIA TAMBÉM

Referência em pediatria, Iasmin Duarte era professora associada da Faculdade de Medicina da Ufal. Especializou-se em Fisiologia e em Pediatria, atuando principalmente em crescimento, estado nutricional e puericultura. Também era doutora em Medicina Tropical, pela Universidade Federal de Pernambuco. Desde 2018, ocupava o cargo de diretora da Faculdade de Medicina.

O sepultamento ocorrerá às 18h, no Campo Santo Parque das Flores. Devido à pandemia de covid-19, não haverá velório e a presença no enterro fica restrita a membros da família.

Neste momento de dor e saudade, a Ufal transmite seus sinceros sentimentos aos amigos e familiares.

Servidores da Ufal lamentam o falecimento da docente

A Reitoria decretou luto oficial de três dias pela perda da docente. O reitor Josealdo Tonholo e a vice-reitora Eliane Cavalcanti se manifestaram pela perda da professora.

“Estamos todos muito tristes. Perdemos um ser de luz! A Ufal está em luto! A classe médica de Alagoas perde uma referência. Nós perdemos uma amiga!”, afirmou o reitor.

“Lamentável a partida da professora Iasmin. Estou muito triste mesmo, sem chão. Enfim, jamais esquecerei seu olhar carinhoso e seu jeito afetuoso. Sentirei muita falta dela”, lamentou a vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti.

Diana Monteiro, jornalista da Universidade, relembrou o empenho da professora Iasmin para a construção da Unidade Docente Assistencial da Ufal, que deixa como um legado para a sociedade alagoana. “Uma lamentável perda! Uma guerreira".

O coordenador do curso de Medicina, Davi Buarque, falou sobre a perda da colega de profissão: “Difícil expressar a dor que sentimos neste momento. Iasmin sempre foi querida por todos, um farol em meio a um mundo difícil. Conciliadora, prestativa, alegre e outros tantos adjetivos que não caberiam nestas poucas linhas. Seu sorriso sempre foi sua marca e permanecerá em nossas mentes e corações. Nos resta agradecer, diariamente, por termos convivido com um ser humano tão especial. Que descanse em paz e que possamos ser consolados em nossa fé”.

Recentemente a professora Iasmin foi entrevistada pela Ascom Ufal para dois momentos importantes da Universidade: os setenta anos da Faculdade de Medicina e a colação de grau dos novos médicos. Confira nos links.

Leia, abaixo, a nota da Faculdade de Medicina da Ufal:

Com profunda tristeza, a Faculdade de Medicina informa sobre o falecimento de sua diretora, a professora Iasmin de Albuquerque Cavalcanti Duarte, hoje, dia 22 de maio de 2020.

Poucas pessoas podem ser consideradas uma unanimidade e a professora Iasmin era uma delas: respeitada, admirada e amada por todos.

Hoje a Famed perde aquela que considerava uma mãe.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda