Comunidades de Maceió são beneficiadas com ações sustentáveis e de baixo custo

Publicado em 30/08/2017, às 08h54

Redação

A Prefeitura de Maceió está desenvolvendo ações sustentáveis, de baixo custo e com o envolvimento de moradores, em benefício de diferentes regiões de Maceió. Depois de implantar a primeira Horta Urbana na comunidade Galileia, no Benedito Bentes, e o Pomar Urbano, na Jatiúca, a Prefeitura leva intervenções urbanas e ambientais à Grota da Moenda, no bairro de Pitanguinha.  O prefeito Rui Palmeira lembra que essas ações são de baixo custo, mas melhoram a qualidade de vida e estimulam o cuidado dos moradores com a comunidade.

LEIA TAMBÉM

O prefeito informa que o trabalho prevê a pintura das casas em cores vivas, oferecendo uma nova identidade visual à comunidade, instalação de espaço de lazer para as crianças e implantação de hortas para a comunidade. 

“Estamos desenvolvendo ações sustentáveis e de baixo custo, mas que melhoram a qualidade de vida e promovem a identidade dos moradores com a comunidade. Iniciamos a recuperação de escadarias na Grota da Moenda, por meio do Programa Nossa Comunidade e agora, estamos executando no local uma intervenção urbana e ambiental desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), com a participação da população”, explica o prefeito.

Considerada um projeto-piloto, a ação será expandida a outras localidades e contará com brinquedos produzidos a partir de materiais recicláveis, trabalho de educação ambiental e outras intervenções para integrar a comunidade aos cuidados com o local. 

“Estamos levando ações ambientais e que priorizem a sustentabilidade, com a participação integral dos moradores, pois são eles que vivem no local e devem mantê-lo bem cuidado. Vamos criar hortas, parque infantil sustentável, pintar residências e levar ações de educação ambiental para incentivar o sentimento de pertencimento da população com o local”, afirma Rui Palmeira.

O prefeito informa que o trabalho foi iniciado na Moenda e deve ser expandido para outras regiões, seguindo o exemplo observado em outros países e no Recife. Além das intervenções da Semds, a Prefeitura vai beneficiar a Grota da Moenda com ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e das Superintendências Municipais de Iluminação (Sima) e Limpeza Urbana (Slum).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026 Portuários fecham entrada do Porto de Maceió em greve por reajuste de salário Vídeo mostra momentos antes de acidente que vitimou nutricionista na Av. Menino Marcelo Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue