Concurseiros devem ficar atentos aos prazos para tirar a CNH

Publicado em 08/08/2017, às 11h18

Redação

Com o lançamento de dois concursos públicos em Alagoas, que exigem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para posse do cargo, o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Alagoas (SindCFC/AL) alerta aos concurseiros na escolha de um Centro de Formação (autoescola) que atenda as exigências da legislação brasileira e do Departamento Estadual de Trânsito.

LEIA TAMBÉM

Mesmo com a obrigatoriedade da habilitação no certame, alguns candidatos deixam para retirar o documento depois da publicação do edital, isso pode acabar prejudicando o estudo para a prova e, consequentemente, o tempo não pode ser suficiente para finalizar o processo da CNH. Para conseguir a carteira de motorista, o aluno passa por várias etapas. Somente depois do exame médico, avaliação psicológica, prova teórica, simulador e aulas práticas de direção é que a prova prática pode ser agendada.

A escolha por um centro de formação requer alguns cuidados da parte do concurseiro para evitar aborrecimentos. Pensando em facilitar a vida dessas pessoas, que já estão preocupadas com os estudos, o SindCFC Alagoas ajuda com dicas para selecionar uma autoescola que cumpra a legislação.

Antes de fazer a matricula em uma autoescola é aconselhável pesquisar com amigos, conhecidos, com outros alunos que já fizeram o processo de habilitação na autoescola. É importante verificar, também, se o prestador do serviço escolhido está em situação regular de funcionamento, se apresenta bons índices de aprovação e, até, se oferece veículo adequado.

Outra dica antes de contratar o serviço é ficar atento às autoescolas que anunciam preços e condições de pagamento muito abaixo do mercado, isso pode provocar uma lotação de horários, principalmente, na realização das aulas práticas. Conforme a portaria nº 1981/2015, para tirar a primeira habilitação, o candidato terá um custo mínimo de R$ 1.258,19 – sem somar as taxas do Detran.

É importante evitar autoescolas que oferecem algum tipo de facilitação para obter a CNH, sendo uma atitude imprudente, pois optar por ações irregulares coloca em risco o processo de habilitação.

O SindCFC-AL alerta para os consumidores exigirem o recibo de cada pagamento. E caso haja alguma irregularidade na prestação do serviço prometido se pode fazer uma denuncia no Detran. 

As aulas

A aula teórica deve, obrigatoriamente, ser ministrada ao aluno após a coleta da digital, por instrutor credenciado, dentro da sala de aula, com material didático e o seu conteúdo deve corresponder ao tema da aula registrada.

Quanto às aulas práticas, é obrigação da autoescola oferecer uma carga horária de 20 horas/aula, que serão dadas dentro do veículo do Centro de Formação de Condutores.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Secretaria de Planejamento divulga listas finais de isenção para concursos da Uneal e Fapeal Alagoas publica edital de concurso para Secretaria de Saúde com 3.546 vagas Diário Oficial publica lista provisória de isenção de taxa do concurso da CGE para candidatos com TEA Concurso do IBGE: veja cargos, salários e como se inscrever para mais de 8 mil vagas