Concurso PM e Bombeiros-BA é suspenso por decisão judicial

Publicado em 13/02/2020, às 12h58
-

Folha Dirigida

O concurso PM-BA e Bombeiros-BA está oficialmente suspenso por decisão judicial. O comunicado de suspensão foi divulgado no site do IBFC, o organizador, nesta quarta-feira, 12. Ainda não há previsão para retomada.

LEIA TAMBÉM

O documento está assinado pelo secretário de administração do Estado da Bahia, Edelvino Filho, pelo comandante da PM, Anselmo Brandão, e pelo comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Macêdo.

 decisão foi proferida pela desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel, a pedido da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), determinante em 16 de janeiro, passando a valer após a realização das provas objetivas e discursivas. O edital permanecerá suspenso "até o julgamento final do mérito ou modificação da mencionada decisão judicial."

Foi alegado, ainda, pelo MP-BA que o edital de abertura traz “exigências absurdas”. Entre os argumentos utilizados na ação proferida, está que os editais: 

Concurso PM e Bombeiros-BA teve mais de 20% de faltosos

As provas objetivas e discursivas foram aplicadas normalmente no dia 19 de janeiro, com caráter eliminatório e classificatório. O exame, segundo a Saeb, registrou 20,7% de abstenções. Esses faltosos são automaticamente eliminados do concurso.

As provas do concurso PM e Bombeiros-BA aconteceram na cidade de Salvador, além de outros seis municípios baianos. Foram cobradas 50 questões de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos:

Prova objetiva PM-BAConhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

Prova objetiva Bombeiros-BAConhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

Publicado em outubro, o edital de abertura visa preencher 1.250 vagas, sendo mil para a PM e 250 para o Corpo de Bombeiros. O cargo de soldado exige o nível médio de escolaridade, cuja remuneração inicial é de R$3.410,68.

Além das provas escritas, o concurso PM e Bombeiros-BA ainda será composto por outras etapas, tais como avaliação psicológica; exames médicos-odontológicos; teste de aptidão física; exame de documentação; investigação social; e o curso de formação. As contratações serão pelo regime estatutário. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Processo seletivo oferece 200 vagas para professores de inglês em rede pública de Alagoas Procurando Emprego? Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas esta semana Jovens de 17 a 24 anos lideram empregos com carteira assinada em Alagoas em 2025 Setor de serviços liderou a criação de empregos em Alagoas em 2025; confira os números