Concurso PM-PI terá edital com mil vagas até março, diz SSP

Publicado em 24/01/2020, às 10h25
Reprodução -

Folha Dirigida

Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) informou que foram solicitadas ao governo mais de mil vagas, devendo a seleção ser aberta em março e não maio deste ano.  "Até março a Secretaria de Segurança deve lançar o edital para a PM do Piauí. O pedido do secretário (de Segurança) Fábio Abreu foi de mil vagas para soldados da PM e 40 para oficiais", informou o setor de Comunicação da pasta.

LEIA TAMBÉM

Até então, o governo do Piauí trabalhava com o prazo de publicação do edital até maio deste ano. No entanto, com a nova previsão da Secretaria de Segurança, o documento deverá ser divulgado antes, em março. Como informado, serão 1.040 vagas para soldados e oficiais. O cargo de soldado tem o nível médio como requisito, enquanto a exigência para o oficial da Polícia Militar do Piauí é o bacharelado em Direito. O concurso PM-PI é aguardado desde 2019.

Em junho, o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, Lindomar Castilho, afirmou que havia a necessidade de uma seleção para repor as saídas programadas para os próximos anos. De acordo com a SSP-PI, foram solicitadas 1.040 vagas, no entanto, este número pode mudar, conforme o aval do governo.

Último concurso PM-PI ocorreu em 2017
O último concurso da PM-PI para soldados ocorreu em 2017. O edital da Polícia Militar do Piauí foi divulgado em março, com uma oferta de 400 vagas para a carreira, distribuídas por homens e mulheres com nível médio.

O vencimento inicial, em 2017, era de R$3.100. A lotação dos classificados ocorreu nos batalhões de Parnaíba, Floriano, Picos, Corrente, Avelino Lopes, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri, Oeiras e Bom Jesus, no Piauí. 

Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, exame de saúde, Teste de Aptidão Física (TAF), exame psicológico e investigação social. A primeira etapa, o exame objetivo, teve 60 questões entre Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.

Depois  de alguns problemas durante a seleção, que teve provas canceladas, o concurso PM-PI chegou ao fim em novembro de 2017. Apesar de ter tido mais de 32 mil inscritos, o concurso não preencheu as 400 vagas, tendo apenas 331 candidatos aprovados.

Já para oficiais, uma das últimas seleções ocorreu em 2013. Na época, foram oferecidas 30 vagas para a carreira. Além da graduação, os candidatos precisavam ter idade mínima de 21 anos. Os ganhos eram de R$3.897,04. A banca foi o Núcleo de Concurso e Promoção de Eventos da Universidade do Piauí (Nucepe).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Processo seletivo oferece 200 vagas para professores de inglês em rede pública de Alagoas Procurando Emprego? Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas esta semana Jovens de 17 a 24 anos lideram empregos com carteira assinada em Alagoas em 2025 Setor de serviços liderou a criação de empregos em Alagoas em 2025; confira os números