Folha Dirigida
A possibilidade dos concursos PF e PRF terem editais ainda este ano é real, tendo em vista os esforços das corporações e seus respectivos cronogramas. Mas, o presidente da República, Jair Bolsonaro, já trabalha com a previsão de editais publicados em 2021.
LEIA TAMBÉM
Em live realizada na última semana, Bolsonaro, junto com o ministro André Mendonça, cita que ambas as corporações terão 2 mil vagas, totalizando mais de 4 mil novas oportunidades na Segurança Pública do país.
"E também estamos ultimando dois editais, que devem ser a partir do ano que vem, concurso para mais de 2 mil PFs e 2 mil PRFs".
Veja a fala do presidente
Mas, se você estranhou a fala do presidente para editais em 2021 mesmo ele tendo enfatizado que poderiam sair em 2020, com processos avançados, isso pode ter uma explicação. Ele quando menciona que deve ser a partir do ano que vem pode, sim, estar se referindo à aplicação das provas.
É válido destacar que foi o próprio presidente Jair Bolsonaro que veio a público, durante a formatura de novos policiais, e antecipou que o edital do concurso PF está em finalização.
Bolsonaro anuncia mais de 2 mil vagas em concurso PF
A fala do presidente ainda destaca que serão mais de 2 mil vagas para o concurso da Polícia Federal. Como o quantitativo da área policial já anunciado está dividido com base em 2 mil vagas fechadas, estima-se que a oferta adicional pode ser:
→ contando com a possibilidade de ofertar o cargo de perito; ou
→ contando com a possibilidade de ofertar vagas para a área administrativa.
Isso mesmo, a Polícia Federal também tem pedido para a área de apoio, em cargos de níveis médio e superior. E o diretor-geral da corporação, Rolando Alexandre, já confirmou que pretende viabilizar a realização deste concurso, diferentemente da PRF.
Confira a distribuição das vagas do concurso PFÁrea policial
Área administrativa
Cronograma sugestivo do concurso PF 2020
LEIA MAIS